6 remédios caseiros para colite

Atualizado em fevereiro 2024
Evidência científica

Os remédios caseiros para colite como suco de maçã, chá de gengibre ou chá verde, podem ajudar a aliviar os sintomas relacionados com a inflamação do intestino, como diarreia, dor abdominal ou gases, por exemplo, além de manter o corpo hidratado.

A colite é uma inflamação crônica do intestino grosso que traz muitos incômodos como dores abdominais e fezes líquidas que podem apresentar sangue ou pus. Esta inflamação intestinal pode ser causada por deficiência nutricional, problemas vasculares e até desequilíbrio da flora bacteriana, sendo necessário fazer acompanhamento médico para diagnóstico e tratamento mais adequado. Veja como é feito o tratamento da colite.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a controlar as crises de colite, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Alguns remédios caseiros que podem ser usados para ajudar no tratamento da colite são:

1. Suco de maçã

Um excelente remédio caseiro para reduzir as crises da colite é o suco puro de maçã porque essa fruta possui um potente efeito antioxidante, desintoxicante e depurativo além de hidratar e acalmar a mucosa do intestino.

Ingredientes:

  • 4 maçãs sem casca.

Modo de preparo:

Passar as maçãs pela centrífuga e tomar um copo (250 mL) desse suco 5 vezes ao dia durante os dias de crise, e por mais 3 dias após os sintomas terem desaparecido.

2. Suco de babosa

A babosa, chamada cientificamente de Aloe vera, tem ação anti-inflamatória que ajuda a melhorar a inflamação intestinal da colite. Para obter esse benefício, deve-se usar a polpa aquosa da folha.

Ingredientes:

  • 100 g da polpa da folha de babosa;
  • 1 litro de água;
  • Mel para adoçar, se necessário.

Modo de preparo:

O primeiro passo para preparar o suco de babosa é cortar a base da folha e deixar a planta repousar na posição vertical para escorrer o látex, a parte amarela presente na folha e, que em grandes quantidades, pode ser tóxica. Usar um objeto não pontiagudo ou uma colher para retirar a polpa da folha, descartando qualquer parte verde ou amarela que estejam presentes no gel.

Após, basta juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que fique homogêneo. Tomar meio copo do suco apenas 2 a 3 vezes por dia, uma vez que quantidades superiores de Aloe vera podem ter efeito contrário e causar irritação da mucosa intestinal.

3. Chá de gengibre

O gengibre, cientificamente chamado de Zinger officinalis, possui compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, sendo muito úteis para aliviar os sintomas de inflamação no intestino. 

Ingredientes:

  • 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre da xícara e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia.

Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.

O chá de gengibre deve ser evitado deve ser evitado por pessoas que fazem uso de anticoagulantes como varfarina ou aspirina pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias. Além disso, mulheres grávidas, próximo ao parto ou com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenham risco de hemorragias devem evitar o uso do chá de gengibre. 

4. Chá de cúrcuma

A cúrcuma possui ação anti-inflamatória e anti-espasmódica que ajuda a aliviar os sintomas da colite.

Ingredientes:

  • 1 colher rasa (de chá) de cúrcuma em pó (200 mg);
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar cúrcuma. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar o chá e beber. Pode-se beber de 2 a 3 xícaras de chá de cúrcuma por dia.

5. Chá verde

O chá verde, cientificamente chamado de Camellia sinensis, possui polifenóis em sua composição, principalmente a epigalocatequina que tem uma ação anti-inflamatória potente, e pode ajudar a aliviar as crises da colite. 

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar a colher (de chá) de chá verde em uma xícara de água fervente. Tapar, deixar amornar por 4 minutos, coar e beber até 4 xícaras por dia.

6. Maçã cozida

A maçã cozida é um excelente remédio caseiro para a diarreia causada pela colite, pois contém fibras solúveis como a pectina, além de propriedades anti inflamatórias, ajudando a acalmar e melhorar o funcionamento do intestino e aliviar as crises. Confira outros alimentos que reduzem a inflamação no intestino.

Ingredientes:

  • 4 maçãs;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo:

Lavar as maçãs, retirar a casca, cortar em quatro pedaços cada maçã e cozinhar por 5 a 10 minutos em duas xícaras de água. 

Vídeos relacionados