Relação sexual na menstruação: é seguro? quais os riscos?

Atualizado em julho 2020

Nem todas as mulheres se sentem à vontade para ter contato íntimo durante a menstruação, porque não têm muito desejo, se sentem inchadas e desconfortáveis. Todavia, é possível ter relação sexual de forma segura e prazerosa durante o período menstrual, sendo preciso somente ter alguns cuidados.

A relação sexual durante a menstruação até pode trazer alguns benefícios para saúde da mulher:

  1. Ajudar a aliviar os sintomas, como cólica e desconforto abdominal, devido a liberação de endorfinas na corrente sanguínea, especialmente após a mulher gozar, o que ainda diminui a dor de cabeça e a irritabilidade;
  2. A região genital fica mais sensível e a mulher pode sentir mais prazer e mais facilidade para chegar ao clímax;
  3. Pode encurtar o período menstrual, porque as contrações vaginais podem facilitar a saída do sangue menstrual;
  4. A região fica naturalmente mais lubrificada, não havendo necessidade de uso de lubrificante íntimo.

Assim, é possível ter contato sexual durante a menstruação, mas o ideal é esperar pelos últimos dias para evitar a presença de sangue nos lençóis, usar sempre camisinha e, se estiver usando um absorvente interno deve-se retira-lo antes de iniciar a penetração porque senão ele poderá ser empurrado para o fundo da vagina, não sendo possível retirar da forma habitual, necessitando de ajuda médica. 

Imagem ilustrativa número 1

Possíveis riscos da relação durante a menstruação 

No entanto, o contato íntimo durante a menstruação quando é feito sem camisinha, pode ser arriscado para saúde da mulher e tem como consequências:

  • Aumento do risco de desenvolver infecções genitais devido o aumento do pH da região. Normalmente o pH da região íntima é de 3,8 a 4,5, e durante a menstruação se torna mais elevado, facilitando o desenvolvimento da candidíase, por exemplo;
  • Aumento do risco de ter infecção urinária, porque os micro-organismos se desenvolvem mais rapidamente nessa situação; 
  • Aumento das chances de contaminação com o vírus HIV ou outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, porque o vírus pode estar presente no sangue menstrual e contaminar o parceiro;
  • Fazer muita sujeira, porque o sangue menstrual pode ficar nos lençóis e todas as superfícies usadas para a penetração, trazendo constrangimento.

Todos estes riscos podem ser minimizados tendo o cuidado de usar preservativo e para evitar a sujeira, pode-se optar pela relação sexual debaixo do chuveiro. 

É possível engravidar durante a menstruação?

É possível engravidar menstruada, apesar do risco ser muito reduzido e acontecer em muitos poucos casos. No entanto, caso a mulher tenha relações sexuais sem proteção durante a menstruação, ela pode engravidar porque os espermatozoides podem sobreviver dentro do corpo da mulher por até sete dias.

Este risco é maior nas mulheres que sofrem com menstruação irregular, mas pode ser menor se as relações acontecerem nos últimos dias do período menstrual. Contudo, a melhor maneira de evitar uma gravidez indesejada é utilizando algum método contraceptivo, como o preservativo, a pílula anticoncepcional ou o DIU.