Relação sexual e menstruação

É seguro ter relações sexuais durante a menstruação, desde que se utilize preservativo, de forma a evitar as doenças sexualmente transmissíveis e infecções, se mantenha uma boa higiene íntima e desde que o casal se sinta confortável.

As relações sexuais na menstruação podem até ajudar a aliviar os sintomas da síndrome pré-menstrual, conhecida por TPM, pois durante o contato íntimo são liberadas substâncias que podem ajudar a aliviar as cólicas menstruais, dores de cabeça ou irritabilidade.

No entanto, as relações sexuais durante a menstruação devem ser feitas sempre com preservativo porque:

O risco de desenvolver estas infecções ocorrem devido ao fato de, durante a menstruação, o colo do útero permanecer aberto e à diminuição do pH e aumento da umidade vaginal.

É possível engravidar menstruada?

É possível engravidar menstruada, apesar do risco ser muito reduzido e acontecer em muitos poucos casos. No entanto, caso a mulher tenha relações sexuais sem proteção durante a menstruação, ela pode engravidar porque os espermatozoides podem sobreviver dentro do corpo da mulher por até sete dias.

Este risco é maior nas mulheres que sofrem com menstruação irregular, mas pode ser diminuído se as relações acontecerem nos últimos dias do período menstrual. Contudo, a melhor maneira de evitar uma gravidez indesejada é utilizando algum método contraceptivo, como o preservativo, a pílula anticoncepcional ou o DIU, por exemplo.

Saiba mais sobre a menstruação irregular e como calcular o período fértil.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.