Medida da Cintura e do Quadril pode indicar risco de infarto

A relação cintura-quadril (RCQ) é o cálculo que se faz a partir das medidas da cintura e do quadril para verificar o risco que um indivíduo possui de sofrer de doenças cardiovasculares, pois quanto maior a concentração da gordura abdominal, maior o risco de problemas como colesterol alto, diabetes, hipertensão e aterosclerose.

A presença dessas doenças juntamente com o excesso de gordura na região abdominal do corpo também aumenta o risco de problemas mais graves para a saúde, como infarto, AVC e gordura no fígado, que podem deixar sequelas ou levar à morte. Para identificar ainda no início, saiba quais são os sintomas de infarto.

Preencha seus dados e veja o seu resultado para o teste da Relação Cintura-Quadril:

Erro
cm
Erro
cm
Erro

Como calcular

Para calcular a relação cintura-quadril deve-se utilizar uma fita métrica para avaliar:

  • Tamanho da cintura, que deve ser medido na parte mais estreita do abdômen ou na região entre a última costela e o umbigo;
  • Tamanho do quadril, que deve ser medido na parte mais larga das nádegas.

Em seguida, deve-se dividir o valor que obteve do tamanho da cintura pelo tamanho do quadril.

Medida da Cintura e do Quadril pode indicar risco de infarto

Resultados

Os resultados da relação cintura-quadril variam de acordo com o sexo, devendo ser de no máximo 0,80 para mulheres e 0,90 para homens.

Resultados iguais ou superiores a esses valores indicam alto risco para doenças cardiovasculares, sendo importante lembrar que quanto maior o valor, maior o risco. Nestes casos, é aconselhado procurar ajuda médica para verificar se já existem problemas de saúde e ir a um nutricionista para iniciar um plano alimentar que permita a perda de peso e a redução do risco de doenças.

Além disso, é importante acompanhar a perda de peso e fazer novas medições da cintura e do quadril, para avaliar a diminuição do risco à medida que o tratamento for sendo seguido adequadamente.

Para perder peso, veja dicas simples em:

Mais sobre este assunto: