Recuperação pós-cesária

publicidade

O tempo total de recuperação da cesárea varia de mulher para mulher, enquanto algumas conseguem ficar de pé horas após a cirurgia, outras precisam de mais tempo para se recuperar, principalmente se houver algum tipo de complicação durante o parto.

A recuperação pós-cesárea não é fácil, pois é uma cirurgia de grande porte e o corpo precisará de cerca de 6 meses para se recompor. Cerca de 10 a 12 horas após a cesárea uma enfermeira deverá indicar que a mulher deve tomar um banho, o que pode ser aparentemente difícil. Provavelmente, a mulher vai precisar de ajuda e a enfermeira ou um acompanhante poderão ser necessários.

Será necessário ajuda para deitar-se e para levantar-se da cama e, por isso, será mais fácil se alguém puder ficar de acompanhante para te entregar o bebê quando ele chorar ou quiser mamar.

Tempo de internamento hospitalar

O tempo de internamento hospitalar para o parto é, geralmente, de 3 dias, e após este período, se a mulher e o bebê estiverem bem, poderão ir para casa, mas em alguns casos os dois ou um dos dois poderá ficar mais alguns dias no hospital para recuperar de alguma situação, o que pode ocorrer se o bebê apresentar icterícia.

Recuperação em casa

Após a alta hospitalar, a mulher deverá recuperar-se em casa e, por isso, aconselha-se ter uma ajuda extra, especialmente nos primeiros dias. A mulher deverá evitar esforços, dedicando-se apenas ao seu bem estar, à amamentação e aos cuidados com o bebê. Tarefas domésticas não devem ser prioridade e, sendo assim, toda ajuda é bem-vinda.

Aconselha-se o uso de uma cinta pós-parto para dar mais conforto, diminuir a sensação de que os órgãos estão soltos dentro do abdômen e para diminuir o risco de seroma na cicatriz. Também é necessário usar um absorvente noturno, pois haverá um sangramento semelhante a uma menstruação forte, que pode durar até 60 dias.

Como cuidar da cicatriz da cesária

Quanto à cicatriz, os pontos só devem ser retirados 8 dias após a cesária e ela poderá ser lavada normalmente durante o banho. Se a mulher estiver sentindo muitas dores, poderá tomar o analgésico receitado pelo médico.

Durante o banho é recomendado não molhar o curativo, mas quando o médico coloca um curativo impermeável, pode-se tomar banho normalmente, sem risco de molhar. Deve-se observar se o curativo está sempre limpo, se houver muita secreção, deve-se voltar ao médico para limpar a região e colocar um novo curativo.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade