Ranitidina (Antak)

PUBLICIDADE

Bula de Ranitidina (Antak)

​A Ranitidina, comercializada como o nome Antak, é um medicamento anti-ulceroso indicado no tratamento de problemas de estômago, como úlceras gástrica e duodenal, esofagite de refluxo, gastrite e duodenites porque ajuda a proteger o estômago.

Este medicamento é produzido pelo laboratório Glaxosmithkline Brasil e, pode ser comprado em farmácias sob a forma de comprimidos ou xarope e também pode ser aplicado pelo enfermeiro através de injetável no caso de cirurgias.

PUBLICIDADE

Veja os cuidados que você deve ter ao comprar medicamentos pela internet aqui.

Ranitidina comprimidosRanitidina comprimidos
Ranitidina XaropeRanitidina Xarope

Preço

O preço da Antak varia entre 23 e 91 reais, dependendo da quantidade e forma.

Indicações

A Antak está indicada para prevenção de úlceras mas também no tratamento de úlcera duodenal, úlcera gástrica benigna, úlcera pós-operatória, síndrome de Zollinger-Ellison, dor epigástrica ou retroesternal relacionada com as refeições ou durante o sono. Também pode ser usado no tratamento de doenças relacionadas à hipersecreção ou hipersensibilidade à secreção gástrica, tais como esofagite de refluxo associada ou não à hérnia de hiato.

Este remédio, promove a diminuição da produção de ácido e pepsina no estômago, favorecendo a cicatrização da gastrite ou das úlceras pépticas do estômago e do duodeno, prevenindo complicações.

Modo de uso

​O uso de Antak é indicado pelo clínico geral ou gastroenterologista e devem ser seguidas suas indicações.

O uso oral inclui a toma de comprimidos ou xarope, geralmente, é indicado a toma de 150 mg a 300 mg 2 a 3 vezes ao dia, durante 1 mês. No caso da criança, normalmente é indicado 2 a 8 mg /Kg por dia, divididos em 3 vezes ao longo do dia.

No caso de Antak injetável, o remédio é administrado pelo enfermeiro, dado pela veia durante 2 min e de 6-8 horas, durante o período indicado pelo médico.

Caso o paciente se esqueça de tomar uma dose, deve voltar a tomar o medicamento o mais rápido possível, continuando o tratamento da forma prescrita, sendo que jamais deve tomar uma dose dobrada para compensar a dose que se esqueceu de tomar.

Efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da Antak incluem tontura, sonolência, insônia e vertigem.

Quando é administrada pela veia, além desses efeitos pode sentir dor no local da picada e pele avermelhada.

Contraindicações

Antank está contraindicado para gravidez, durante a amamentação e pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Além disso, crianças menores de 1 mês de idade, porfiria e pessoas com insuficiência renal também não devem usar.

Conheça alguns remédios naturais que podem complementar o tratamento:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE