Ração Humana: o que é e para que serve

Atualizado em novembro 2019

A ração humana é o nome popularmente dado ao produto feito por uma mistura de cereais integrais, farinhas, farelos e outros componentes. É rica em antioxidantes, proteína, fibras, vitaminas e minerais que normalmente não são encontrados na alimentação habitual e pode, facilmente, ser incluída nas principais refeições do dia com o objetivo de aumentar os benefícios ao organismo.

Esta mistura é composta basicamente por: aveia, açúcar mascavo, cacau em pó, fibra de trigo, soja em pó, gergelim, guaraná, levedo de cerveja, semente de linhaça, quinoa e gelatina em pó. Recebeu este nome em alusão à ração animal, que também é obtida através da mistura nutritiva de alimentos variados.

A ração humana pode ser comercializada com a indicação da substituição de uma ou mais refeições diárias, no entanto, desde 2011 a ANVISA alerta para o fato de não ser recomendado substituir uma refeição pela ração humana, pois ainda que seja um composto rico em vários nutrientes, não consegue suprir todas as necessidades nutricionais do organismo. É aconselhado sua ingestão em lanches ou junto com o café da manhã.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A ração humana serve para enriquecer refeições e promover uma alimentação mais saudável. Devido à grande quantidade de cereais integrais e fibras presentes no composto, o consumo da ração humana apresenta diversos benefícios, como: controle do peso, melhora do funcionamento do intestino, proteção da saúde cardíaca e, controle dos sintomas da menopausa.

1. Auxilia no controle do peso

A grande quantidade de fibras solúveis, contidas principalmente da aveia, ajudam na diminuição do esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e diminuindo o apetite. Outros componentes da ração humana também ajudam a acelerar o metabolismo e a estimular a digestão, como é o caso do cacau em pó, guaraná em pó, quinoa e linhaça, por exemplo.

Saiba mais dicas simples de como perder peso.

2. Ajuda a regular o intestino

A ração humana possui ainda um mix de cereais fontes de fibras insolúveis, presente principalmente na fibra de trigo, na semente de linhaça e na quinoa. As fibras insolúveis previnem a prisão de ventre por aumentar o bolo fecal e promover os movimentos intestinais. A recomendação diária de fibras é de aproximadamente 30g/dia, o que dificilmente se atinge com uma alimentação pobre em cereais integrais. 

3. Ajuda no controle da menopausa

Entre os componentes da ração humana está a soja e a semente de linhaça, dois alimentos ricos em isoflavonas. As isoflavonas são substâncias denominadas de fitoestrogênios, por serem muito parecidas estruturalmente com o hormônio estrogênio e, seu consumo auxilia na diminuição e regulação dos sintomas causados pela menopausa. Saiba mais sobre os sintomas da menopausa.

4. Reduz o risco de doenças cardíacas

Por possuir uma grande quantidade de nutrientes que apresentam atividade antioxidante e ácidos graxos polinsaturados como o ômega 3 e 6, por exemplo, a ração humana se torna um potente protetor da saúde cardiovascular, pois, é possível promover a regulação do nível do colesterol no sangue, reduzir níveis de triglicerídeos e ajudar no controle da pressão arterial. Além disso, os antioxidantes também previnem o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, como por exemplo a obesidade, a hipertensão e a diabetes.

Onde comprar

Existem diversas versões e marcas de ração humana, que diferem quanto à proporção e os tipos de ingredientes, modo de preparo e formas de consumo. Geralmente este tipo de produto pode ser encontrado em dietéticas e algumas lojas online.

No entanto, é possível fazer a ração humana em casa, comprando os ingredientes separadamente.

Como fazer a ração humana em casa

Para fazer a ração humana em casa é muito simples, basta seguir a recomendação:

Ingredientes:

  • 250 g de fibra de trigo;
  • 125 g de leite de soja em pó;
  • 125 g de linhaça marrom;
  • 100 g de açúcar mascavo;
  • 100 g de aveia em flocos;
  • 100 g de gergelim com casca;
  • 75 g de gérmen de trigo;
  • 50 g de gelatina sem sabor;
  • 25 g de guaraná em pó;
  • 25 g de levedo de cerveja;
  • 25 g de cacau em pó.

Modo de preparo:

Misturar bem todos os ingredientes da receita, depositar em um pote hermético, guardar na geladeira. Esta receita irá render 1kg.

Esta mistura pode ser adicionada às refeições ou usada para enriquecer batidas de frutas.

Como fazer batida de fruta com ração humana

Imagem ilustrativa número 3

Ingredientes

  • 250 ml de leite desnatado ou leite de soja;
  • 2 colheres (sopa) do composto caseiro;
  • 1 xícara (chá) de alguma fruta picada.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, adoçar a gosto com mel.