Queloide

publicidade

O quelóide é uma cicatriz mais alta do que o normal, com um formato irregular, de cor avermelhada ou escura, que aumenta de tamanho pouco a pouco devido a uma alteração na cicatrização do indivíduo, que faz com que haja um produção exagerada de colágeno.

Geralmente, o quelóide aparece após cirurgias, feridas ou queimaduras, mas também pode surgir devido a inflamações na pele causadas por acne, borbulhas ou piercings no nariz e orelha, por exemplo.

O quelóide não tem cura, no entanto, existem alguns tratamentos, como injeções de corticoides ou cirurgia, que ajudam a tornar a cicatriz queloide menos visível.

Fotos da cicatriz com quelóide

Como tratar a cicatriz com quelóide

O quelóide deve ser tratado por um dermatologista e, normalmente, o tratamento pode ser feito com:

  • Pomadas para quelóide: como Cicatricure gel, Contractubex, Skimatix ultra, C-Kaderm, ou Kelo Cote, que ajudam a alisar e disfarçar a cicatriz;
  • Injeções de corticóides: são feitas injeções no tecido da cicatriz para reduzir a inflamação local, fazendo com que a cicatriz fique mais plana. Geralmente, são feitas 3 sessões com intervalos de 4 a 6 semanas, mas algumas cicatrizes quelóides podem necessitar de mais tempo para disfarçar;
  • Curativo de silicone: são folhas de silicone que devem ser aplicadas sobre a cicatriz quelóide durante 12 horas por dia até cerca de 3 meses, para diminuir a vermelhidão da pele e altura da cicatriz;
  • Cirurgia: só deve ser utilizada em último caso ou para complementar outro tipo de tratamento, uma vez que existe o risco de criar uma nova cicatriz ou piorar o quelóide existente.

Além disso, para ajudar a disfarçar ou tirar o quelóide deve-se utilizar protetor solar com fator de proteção 30, todos os dias, e evitar cortes ou feridas sobre a cicatriz, para não estimular o seu crescimento.

Como evitar a cicatriz com quelóide

O queloide é mais frequente em negros, hispânicos, orientais ou em pessoas que já desenvolveram cicatriz quelóide anteriormente. Estes indivíduos devem ter cuidados especiais para evitar o desenvolvimento de quelóide, especialmente depois de cirurgias ou durante a cicatrização de uma ferida.

Os cuidados para evitar o quelóide incluem utilizar protetor solar todos os dias, proteger a região afetada do sol e usar o creme Imiquimode quando a pele estiver cicatrizada.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade