Quelóide

publicidade

O quelóide é uma cicatriz mais alta do que o normal, com um formato irregular, de cor avermelhada ou escura, que aumenta de tamanho pouco a pouco. Isso ocorre devido a uma alteração na cicatrização do próprio indivíduo. Numa cicatrização normal, as células epiteliais e o colágeno tendem a se juntar, cobrindo a área ferida. No caso de indivíduos com queloide, há uma produção exagerada dessas células, fazendo com que a cicatriz seja maior do que deveria.

Sintomas do queloide

Os sintomas do queloide são:

  • Feridas na pele de forma arrendondada rosada ou avermelhada que surgem nas cicatrizes;
  • Pode haver coceira enquanto a ferida está se desenvolvendo.

Fotos do queloide

Causas do queloide

As causas do quelóide são genéticas. Os queloides podem existir em qualquer região do corpo, e é mais facilmente visto em mulheres jovens após alguma cirurgia.

Diagnóstico do quelóide

O diagnóstico do quelóide pode ser feito pelo médico, observando os sinais e sintomas que o indivíduo apresenta, mas, por vezes, o médico pode solicitar uma biópsia para verificar se esta alteração não é cancerosa.

Tratamento para quelóide

O tratamento para quelóide baseia-se no uso de pomadas, injeções de corticosteroides, uso de laser, radioterapia e cirurgia.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 03/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.