Queda de cabelo

publicidade

A queda de cabelo pode ser causada, dentre outros fatores, por alterações hormonais, por uso de remédios e por falta de nutrientes, e seu tratamento pode ser feito com o uso de vitaminas para o cabelo, com medicamentos de uso oral e tópico, e com a alimentação.

Causas da queda de cabelo

As causas da queda de cabelo podem ser:

  • Falta de nutrientes: Uma dieta pobre em nutrientes pode levar a queda acentuada nos cabelos, uma vez que os nutrientes serão utilizados em outras partes do corpo.
  • Estresse e ansiedade: O desequilíbrio emocional causado pelo estresse e ansiedade causam a queda de cabelo, porem esse problema é revertido naturalmente.
  • Uso de produtos químicos no cabelo: O uso de produtos como alisantes, desfrisantes e permanentes podem agredir os fios, resultando na queda de cabelo.
  • Pós-parto: Alterações hormonais e estresse podem causar a queda de cabelo no pós-parto.
  • Anemia: Anemia se caracteriza pela deficiência de ferro e/ou ferritina, que pode resultar na queda de cabelo.
  • Infecção por fungos: Geralmente ocorrem no couro cabeludo, deixando a região descamativa e sensível.
  • Reação ao uso de medicamentos: O efeito colateral de alguns medicamentos é a queda de cabelo. Os medicamentos que podem causar queda de cabelo são: varfarina, heparina, propiltiouracila, carbimazol, vitamina A, isotretinoína, acitretina, lítio, betabloqueadores, colchicina e anfetaminas. Felizmente, ao deixar de tomar estes medicamentos, o cabelo volta a crescer.
  • Fatores genéticos: A queda de cabelo pode ser uma característica herdada do pai ou da mãe, e é mais evidente nos homens, que tendem a ficar calvos com o passar do tempo.

Um dermatologista deve ser consultado para detectar as causas da sua queda de cabelo e, assim, indicar o tratamento adequado.

Tratamento para queda de cabelo

O tratamento para queda de cabelo deve ser direcionado para solucionar a sua causa.

Algumas opções para tratar a queda de cabelo feminino e masculino são:

  • Tomar um remédio para queda de cabelo como Pantogar, Finasterida ou Pill Food, sob indicação do médico dermatologista;
  • Adotar uma alimentação saudável, rica em nutrientes, dando preferência ao consumo de vegetais, frutas e alimentos ricos em proteína;
  • Tomar um suplemento de ferro e zinco, sob indicação do dermatologista;
  • Uso do laser capilar inflamatório, que aumenta a circulação sanguínea, levando oxigênio e nutrientes à raiz dos cabelos, e retira as toxinas que fazem o cabelo cair, diminuindo a queda e fazendo o cabelo ficar mais grosso e crescer mais rápido.

É importante cuidar dos cabelos de forma adequada, tendo muito cuidado ao lavar e ao pentear os cabelos para evitar a sua queda. Usar produtos para queda de cabelo de boa qualidade, indicados por um dermatologista, podem ser uma boa estratégia para garantir a saúde dos fios.

Em algumas fases da vida, a queda de cabelo é mais frequente, como ocorre, por exemplo, na gravidez, e durante os primeiros meses da amamentação. A queda de cabelo nestas fases é normal e geralmente não representa nenhum problema de saúde. Mas se queda de cabelo for localizada numa só parte do cabelo ou se os cabelos caírem ao ponto de se poder ver o couro cabeludo é aconselhada uma consulta com um dermatologista.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 26/09/2014 Última atualização da página: 03/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.