Quantos dias duram os sintomas da dengue

publicidade

Os sintomas da dengue clássica duram em média 7 dias, dependendo do organismo do indivíduo. Se o indivíduo estiver em bom estado de saúde geral, a dengue pode ser curada em apenas 2 ou 3 dias, mas se o indivíduo estiver um pouco debilitado, os sintomas da dengue podem demorar até 12 para serem solucionados.

Quantos dias duram os sintomas da dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica duram em média de 7 a 10 dias para serem sanados e os sinais de choque podem iniciar de 3 a 5 dias após o início destes sintomas e esta é a fase mais grave da dengue hemorrágica.

A dengue hemorrágica é um tipo de dengue cujos sintomas iniciais são muito parecidos com os da dengue clássica, porém com uma gravidade maior pois causam alterações na coagulação sanguínea. Começam a aparecer sinais de hemorragia devido ao sangramento de pequenos vasos na pele e órgãos internos. É comum ocorrer sangramento nasal, gengival, do sistema urinário, gastrointestinal e útero.

O diagnóstico é feito através de exames como a prova do laço, contagem das plaquetas e contagem dos glóbulos vermelhos. É imprescindível estar atento aos sintomas pois na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, podendo levar ao choque e morte em até 24 horas. Portanto, deve-se procurar um médico com urgência para que as medidas necessárias sejam instituídas o mais rapidamente possível.

Sintomas da dengue

Os sintomas da dengue clássica são bastante parecidos com os de uma gripe mais forte. Causa febre de início súbito, de 39º a 40º, dores de cabeça, cansaço, dores musculares, nas articulações, na região abdominal, por trás dos olhos, indisposição, vermelhidão no corpo e coceira. A temperatura começa a descer após 3 a 7 dias, assim como os sintomas, podendo persistir o cansaço e fraqueza por mais alguns dias.

Tratamento para dengue

O tratamento da dengue inclui aumento no consumo de água para evitar desidratação, medicamentos antitérmicos para baixar a febre e analgésicos para as dores no corpo em geral. Estudos recentes tem tentado desenvolver uma vacina para a dengue, mas ainda encontram-se em fase de teste em humanos.

Referência Bibliográfica:

SINGHIL S; KISSOONLL N; BANSALL A. Dengue e dengue hemorrágico: aspectos do manejo na unidade de terapia intensiva. Acesso em abril, 2013.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 26/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.