Quando saber se já estou grávida

publicidade

Para saber se está grávida, pode-se fazer um teste de gravidez que se compra na farmácia, como o Confirme ou o Clear Blue, por exemplo, a partir do primeiro dia do atraso menstrual.

Para fazer o teste da farmácia deve-se molhar a tira que vem na embalagem na primeira urina da manhã e esperar cerca de 2 minutos para ver o resultado, que pode ser positivo ou negativo.

Se o resultado der negativo, deve-se repetir o teste 3 dias depois. Esse cuidado é importante porque o teste da farmácia mede a quantidade do hormônio Beta HCG na urina, e como a quantidade desse hormônio duplica a cada dia, é mais seguro repetir o teste alguns dias depois. Apesar deste teste ser confiável, recomenda-se fazer também o teste de gravidez num laboratório para confirmar a gravidez.

Saiba mais sobre o teste da farmácia em: Teste caseiro de gravidez.

Teste de gravidez do laboratório

O teste de gravidez do laboratório é mais sensível e é o melhor teste para confirmar a gravidez, pois ele detecta a quantidade exata de Beta HCG no sangue. Este teste também pode indicar de quantas semanas a mulher está grávida porque o resultado do exame é quantitativo.

Saiba mais sobre o teste de gravidez do laboratório em: Teste de gravidez.

Quando saber se já estou grávida de gêmeos

A maneira mais segura de saber se está grávida de gêmeos é fazer uma ultrassonografia transvaginal, solicitada pelo ginecologista, para ser possível ver os dois fetos.

Veja também quais os 10 primeiros sintomas de gravidez ou assista este vídeo:

publicidade
publicidade