Quando começar a alimentação do bebê

publicidade

Quando começar a alimentação do bebê é uma questão muito importante, pois o estímulo para a ingestão precoce de alimentos sólidos pode causar distúrbios alimentares no bebê,como perturbações do apetite devido à intolerância digestiva, diminuição da absorção dos nutrientes do leite materno e um maior risco de sensibilização alérgica.

O momento certo para iniciar a introdução dos alimentos sólidos na alimentação do bebê se baseia no suprimento das suas  necessidades nutricionais mas também no desejo que o bebê demonstra em comer, embora um fator indispensável seja a sua capaocidade em permanecer sentado o que facilita a deglutição do alimento evitando que a criança engasgue.

A imaturidade do reflexo de deglutição, e o risco de sobrealimentação que promove a obesidade são outras das desvantagens da introdução precoce da alimentação.

Por outro lado, a introdução tardia da alimentação complementar também é capaz de levar à desaceleração do crescimento e diminuição da resistência imunológica.

Os bebés não necessitam de alimentos sólidos antes dos 6 meses de idade quando amamentados exclusivamete ao peito, podendo-se iniciar  a alimentação semi- sólida aos 4 meses quando alimentado com leites artificiais.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade