Púrpura

publicidade

A púrpura é um problema que provoca o surgimento de manchas de cor vermelha na pele, que não desaparecem quando pressionadas, e que são causadas pelo acúmulo de sangue debaixo da pele.

A púrpura tem cura, dependendo da sua causa, e surge em qualquer idade provocada por pancadas na pele, infecções, câncer, doenças imunes, uso de remédios antibióticos ou problemas de coagulação.

O paciente deve consultar um dermatologista para identificar a causa da púrpura e iniciar o tratamento adequado.

Tipos de púrpura

Os tipos de púrpura incluem:

  • Púrpura de Henöch-Schölein: tipo mais comum de vasculite em crianças com menos de 10 anos, com surgimento de manchas vermelhas principalmente nas pernas e glúteos, podendo causar dor nas articulações ou abdômen;
  • Púrpura trombocitopênica idiopática: provoca diminuição do número de plaquetas no exame de sangue, que causa sintomas como grandes manchas na pele e sangramento pelo nariz;
  • Púrpura trombocitopênica trombótica: é um tipo raro de púrpura, mais frequente entre os 20 e os 40 anos, que pode ser muito grave se não for tratada o mais rápido possível, provocando anemia, perda de plaquetas, alterações neurológicas ou problemas renais;
  • Púrpura fulminante: surge principalmente no recém-nascido devido à falta de proteínas da coagulação, provocando a formação de coágulos nos vasos que podem dificultar a circulação do sangue. As manchas vermelhas podem tornar-se negras devido à morte celular da pele nesses locais;
  • Púrpura senil: muito frequente nos idosos, caracterizando-se pelo aparecimento de manchas roxas devido ao envelhecimento da pele. Não existe tratamento para este tipo de púrpura, mas os indivíduos podem utilizar cremes com vitamina K para reduzir o problema.

Os tipos de púrpura são classificados de acordo com as suas causas, sintomas e idade de surgimento.

Sintomas de púrpura

Os sintomas de púrpura podem ser:

  • Manchas avermelhadas na pele;
  • Pintas vermelhas espalhadas pelo corpo;
  • Sangramentos pelo nariz, intestinos, gengivas ou trato urinário;
  • Dor no local das manchas;
  • Febre.

Em alguns casos os indivíduos podem apresentar apenas pequenas pintas na pele que, geralmente, não necessitam de tratamento.

Tratamento para púrpura

O tratamento para púrpura depende da sua causa, mas normalmente é feito com o uso de cremes para púrpura ricos em vitamina K, como o Thrombocid, que devem ser espalhados sobre a pele até que as manchas desapareçam.

Nos casos mais graves pode ser indicada a ingestão de remédios corticosteroides, como Hidrocortisona ou Predisona, ou a cirurgia para retirada do baço, pois é nesse órgão que são produzidos anticorpos que podem destruir as plaquetas, provocando o acúmulo de sangue na pele.

Em crianças, bebês ou recém-nascidos a púrpura pode desaparecer sem tratamento, mas no caso dos adultos o tratamento é sempre necessário.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 28/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.