Psoríase

publicidade

Conheça o que é, sintomas, causas, diagnóstico e quais os tratamentos da psoríase.

A psoríase é uma doença de pele que coça muito e pode gerar feridas na pele, mas que não é contagiosa e, portanto, não se pega. Ela se manifesta através de lesões escamosas que surgem em um determinado local da pele devido a uma taxa exageradamente elevada de crescimento e de substituição de células cutâneas. Seu tratamento é feito através do uso de cremes e pomadas, mas a exposição solar ajuda a combater os sintomas da doença.

Esta doença pode afetar áreas da pele, como o couro cabeludo, unhas, cotovelos, joelhos, costas e nádegas, podendo acometer até mesmo as articulações, provocando a artrite psoriásica.

Fotos da Psoríase

Sintomas da Psoríase

Os sintomas da psoríase são: escamas branco-prateadas, secas, aderidas, que coçam e que, quando são removidas, deixam pontilhados de sangue na região. Ela pode-se apresentar das seguintes formas:

  • Crônica, em placas ou vulgar: É a mais comum de todas e pode afetar tanto a pele como o couro cabeludo;
  • Gotas, sendo chamada de gutata;
  • Pustulosa, sendo subdividida em: difusa de Von Zumbusch; pustulose palmoplantar e acropustulose;
  • Invertida ou flexora;
  • Ungueal, quando afeta as unhas.

Causas da psoríase

As causas da psoríase ainda não foram totalmente esclarecidas, mas sabe-se que ela é uma doença autoimune, que tem um fator familiar envolvido e que acomete frequentemente indivíduos antes dos 30 e depois dos 50 anos, embora possa aparecer em qualquer idade.

Os indivíduos mais propensos ao desenvolvimento da psoríase são os alcoólatras, obesos, deprimidos, diabéticos, hipertensos, que sofram com colite ou artrite reumatoide.

Tem-se observado que os doentes com psoríase têm maiores chances de sofrer de doenças cardiovasculares que os outros, revelando que esta doença também pode afetar outros órgãos além da pele, mas isto ainda carece de comprovação científica.

Diagnóstico da psoríase

O diagnóstico da psoríase é feito através da observação da pele e do histórico clínico do indivíduo.

Tratamento para psoríase

O tratamento da psoríase é feito de forma a controlar os sintomas e diminuir a sua incidência, uma vez que ela ainda não tem cura.

O uso de cremes e pomadas é indicado, assim como a exposição solar. Nos casos mais graves, pode-se recorrer ao uso de medicamentos imunossupressores e anti-inflamatórios via oral e ao tratamento com luz ultravioleta UVA e UVB em clínicas especializadas e é preciso tomar especial cuidado com a alimentação, evitando alimentos industrializados e investindo mais em alimentos ricos em Beta-caroteno e ômega 3.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade