Prova do laço

publicidade

A prova do laço é um exame que se pode fazer para confirmar o diagnóstico da dengue. Este exame é feito em casos de suspeita de dengue, porém, tomar corticoesteroides pode alterar os resultados do exame, assim como a idade e condições gerais de cada indivíduo.

Para se fazer a prova do laço, o médico ou enfermeiro faz pressão com um garrote no braço, por 5 minutos no paciente adulto, e por 3 minutos na criança.

Prova do Laço Positiva

A prova do laço positiva significa que o indivíduo poderá estar com dengue, sendo positiva quando na área delimitada pelo enfermeiro aparecerem pequenas pintinhas vermelhas, características da dengue.

No caso de pacientes adultos, é positivo se aparecerem 20 ou mais petéquias, ou 10 ou mais em crianças.

A Prova do Laço ou Prova de Rumpel-Leede não determina sozinha a dengue, mas apenas aponta para o risco do individuo apresentar a doença e possível hemorragia.

Exames complementares para o diagnóstico da dengue

Os exames complementares para o diagnóstico da dengue são:

  • Teste rápido (NS1)
  • Sorologia para dengue
  • Hemograma (com contagem de plaquetas para avaliar o risco de hemorragia)

Os exames para diagnóstico da dengue devem ser feitos quando?

Os exames para o diagnóstico da dengue devem ser feitos quando o médico decidir, baseado no início da febre e dos outros sintomas apresentados pelo paciente com suspeita de dengue.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 20/02/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.