Prisão de ventre, o que fazer?

publicidade

Em um caso de prisão de ventre o que recomenda-se fazer é dar uma caminhada rápida, de pelo menos 30 minutos e beber pelo menos 600 ml de água enquanto caminha. A água ao chegar no intestino irá amolecer as fezes e o esforço feito na caminhada irá estimular o esvaziamento intestinal.

No entanto, para que o indivíduo tenha menos episódios de prisão de ventre é recomendado fazer uma alteração na sua alimentação, retirando os alimentos com poucas fibras como pão branco, biscoitos, doces e refrigerantes, dando preferência a alimentos naturais como frutas com casca ou bagaço e legumes cozidos e vegetais folhosos.

O que comer para curar a prisão de ventre

Alguns alimentos que ajudam a soltar o intestino, e por isso devem ser consumidos diariamente, são o brócolis, couve-flor, mamão, abóbora, ameixa e kiwi. Uma boa dica para quem sofre constantemente com o intestino preso é adicionar 1 colher de linhaça, gergelim ou semente de abóbora nas suas refeições.

Veja alguns sucos para soltar o intestino em: Remédio caseiro para prisão de ventre.

O que não comer para evitar a prisão de ventre

Caso, a prisão de ventre seja constante, deve-se evitar comer alimentos ricos em carboidratos, como arroz, batata, macarrão e pão branco. Além de não comer farinhas, farofa, banana ou alimentos industrializados durante alguns dias, porque geralmente são pobres em fibras e tendem a se acumular no intestino, causando inclusive acumulo de gases e barriga inchada.

Assista o vídeo e veja o que fazer para soltar o intestino preso:

Massagem para aliviar a prisão de ventre

Uma outra forma de aliviar a prisão de ventre é fazer uma massagem abdominal. A massagem deve ser feita na região logo abaixo do umbigo, no sentido da direita para a esquerda, fazendo um movimento de pressão como se estivesse empurrando as fezes para o lado esquerdo. Quando chegar perto do osso do quadril do lado esquerdo, deve-se realizar a massagem, a partir deste ponto, no sentido para baixo em direção à virilha. Esta massagem pode ser feita pelo próprio indivíduo, sentado ou deitado na cama.

Remédio para prisão de ventre

Tomar um remédio para prisão de ventre é sempre arriscado e só deve ser feito em último caso, quando o indivíduo já tentou todas as alternativas sem sucesso. Mas, mesmo assim, não deve-se tomar mais de 3 laxantes por mês, pois ele retira muita água do organismo e prejudica a absorção de nutrientes.

Alguns exemplos de remédios para prisão de ventre são:

  • Lacto-purga, 46 Almeida Prado, Bisalax;
  • Guttalax, Biolax, Dulcolax, Laxol.

Os indivíduos que sofrem com o intestino preso e têm constante prisão de ventre precisam adotar uma nova forma de se alimentar e devem se exercitar todos os dias. Assim, a quantidade de fibras ingeridas é maior e os movimentos peristálticos do intestino podem ser mais eficazes na eliminação das fezes.

Não é extremamente necessário ir ao banheiro todos os dias, mas menos que 3 vezes por semana também já pode indicar prisão de ventre. Por isso, é importante saber o que fazer, pois com o passar do tempo ela pode se agravar.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade