Prisão de ventre na gravidez

publicidade

A prisão de ventre na gravidez é uma situação normal que pode ser tratada com algumas medidas simples, como aumentar o consumo de água, de alimentos ricos em fibras, como frutas, e praticar uma caminhada leve, por exemplo.

A prisão de ventre na gravidez não prejudica o bebê, mas pode causar cólicas e desconforto abdominal na gestante. Quando esses sintomas são acompanhados de náuseas ou dores abdominais de um lado só, é aconselhado consultar o médico obstetra.

Dicas para aliviar a prisão de ventre na gravidez

Para tratar a prisão de ventre na gravidez podem ser seguidas várias dicas, como:

  • Comer ameixa preta seca diariamente.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como manga, laranja, kiwi, abóbora, chuchu, espinafre, aveia, granola, arroz e massas integrais em todas as refeições do dia. Para saber mais sobre alimentos para combater a prisão de ventre veja: Alimentos para prisão de ventre.
  • Beber 1,5 a 2 litros de água por dia, que pode ser consumida ainda em forma de sopas ou de sucos. Para quem tem dificuldade em beber água, uma boa dica é beber chá ou colocar uma rodela de limão ou de laranja numa jarra com água e ir bebendo aos poucos.
  • Outra dica importante é fazer algum tipo de atividade física, mas devido ao peso da barriga, os mais indicados são os exercícios de alongamento muscular e as caminhadas leves.

Uma excelente forma de combater a prisão de ventre na gravidez é fazer uma vitamina de iogurte natural com mamão papaia e mel e tomar diariamente no café da manhã. Para saber outro remédio natural para combater a prisão de ventre veja: Remédio natural para prisão de ventre.

Sintomas de prisão de ventre na gravidez

Os sintomas de prisão de ventre na gravidez surgem porque, durante a gravidez, o útero faz pressão sobre o intestino, além disso, os hormônios da gravidez tornam o trânsito dos alimentos no intestino mais lento. Os sintomas mais frequentes na prisão de ventre durante a gravidez são:

  • Cólicas,
  • Rigidez abdominal,
  • Inchaço,
  • Desconforto abdominal.

A prisão de ventre na gravidez também pode ser tratada com aingestão de medicamentos laxantes ou supositórios que só devem ser tomado com prescrição médica.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 26/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.