Prevenção do Sarampo

publicidade

A prevenção do sarampo pode ser feita através da vacina contra sarampo, em duas doses. A primeira deve ser administrada no bebê entre os 12 e os 15 meses e a segunda entre os 4 e os 6 anos de idade. Em caso de epidemia de sarampo, recomenda-se vacinar adolescentes e adultos, especialmente os que se encontram no grupo de risco, isto é, indivíduos que estão constantemente em contato com outros vindos de outros países, como trabalhadores de portos e aeroportos.

Quando o indivíduo não é vacinado, ele corre sérios riscos de contrair o sarampo quando entrar em contato com o vírus, isso porque o sarampo é uma doença altamente contagiosa e é potencialmente perigosa, pois pode levar a complicações que variam desde uma simples otite a um inflamação no cérebro que pode gerar danos permanentes. No entanto, as complicações mais graves acometem em maior número os indivíduos com o sistema imune comprometidos, grávidas e bebês que não foram amamentados.

Os bebês amamentados até 1 ano de idade e filhos de mãe vacinada contra o sarampo recebem uma espécie de vacina vinda no leite materno que o protege contra a doença até por volta dos 12 meses de idade. Por isso, não se deve vacinar os bebês que ainda não tenham completado 1 ano de idade.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade