Pressão baixa: sintomas, causas e o que fazer

Atualizado em agosto 2023

Pressão baixa é quando o valor da pressão arterial é igual ou inferior a 9 por 6, isto é 90x60 mmHg. Podem surgir sintomas como tontura, sensação de cabeça pesada e, quando mais grave, sonolência e confusão mental.  

Normalmente, a pressão baixa (hipotensão) aparece quando está muito calor ou quando se levanta muito rápido depois de se estar deitado. No entanto, também pode acontecer em caso de infecções, desidratação ou necessidade de ajuste de medicamentos, por exemplo.

Quando a pressão baixa não causa sintomas, não é considerada um problema, no entanto, caso existam sintomas associados, é importante consultar um cardiologista ou clínico geral, para que a causa seja identificada e seja iniciado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de pressão baixa

Os principais sintomas de pressão baixa são:

  1. Tontura;
  2. Náuseas ou vômitos;
  3. Perda do equilíbrio;
  4. Falta de energia e cansaço;
  5. Fraqueza;
  6. Sensação de desmaio;
  7. Confusão mental;
  8. Dificuldade para se concentrar;
  9. Palidez;
  10. Sonolência;
  11. Sensação de cabeça pesada;
  12. Visão turva ou embaçada.

É comum que sejam notados vários sintomas ao mesmo tempo e, caso sejam frequentes ou não melhorem, é importante consultar um clínico geral ou cardiologista para que seja feita uma avaliação. Veja mais sobre os sintomas de pressão baixa.

Marque uma consulta com o cardiologista mais próximo para avaliar se os sintomas que sente são indicativos de pressão baixa:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Cardiologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Calculadora online de pressão arterial

Para saber se a sua pressão arterial está baixa, por favor coloque os dados na nossa calculadora:

mmHg
Erro
mmHg
Erro

Possíveis causas

Geralmente, a pressão do sangue baixa devido a alterações na circulação do sangue e/ ou diminuição dos batimentos cardíacos, o que pode ocorrer em caso de infecções, desidratação ou mesmo quando está muito calor.

A pressão baixa também pode ser efeito colateral de alguns medicamentos, como diuréticos, antidepressivos ou anti-hipertensivos, principalmente quando são usados em doses altas.

Além disso, mudanças rápidas na posição do corpo, como ao levantar-se após ficar muito tempo deitado, também podem baixar a pressão arterial, o que é chamado de  hipotensão postural ou hipotensão ortostática. Conheça as principais causas de pressão baixa.

Como saber se é pressão baixa

O diagnóstico de pressão baixa é feito por meio da medição da pressão arterial, que pode ser realizada com um aparelho digital para medir a pressão ou com auxílio de um esfigmomanômetro.

É recomendado que a pressão seja medida logo após acordar, sentado e com o braço relaxado. De forma geral, é considerada pressão baixa, quando é indicado no aparelho que a pressão está igual ou inferior a 90x60 mmHg. Saiba como medir a pressão arterial corretamente.

O que fazer quando a pressão está baixa

Algumas medidas que podem ajudar quando a pressão está baixa são:

  1. Sentar com a cabeça no meio das pernas, para evitar um desmaio;
  2. Deitar com as pernas elevadas, mantendo os pés acima do nível do coração, para facilitar a circulação do sangue para o cérebro;
  3. Afrouxar as roupas para respirar melhor;
  4. Beber líquidos, como água, café ou suco de fruta para ajudar a estabilizar a pressão.

Também é recomendado evitar a exposição ao sol ou a exposição a ambientes muito quentes e úmidos.

Além disso, quando a queda da pressão ocorre ao levantar-se da cama, por exemplo, é indicado sentar por cerca de 2 minutos antes de voltar a levantar. Veja mais sobre o que fazer em caso de pressão baixa.