Para que serve a suplementação

publicidade

A suplementação serve para oferecer ao organismo os componentes vegetais, bactérias benéficas, fibras, oligoelementos, minerais e/ou vitaminas para equilibrar o corpo, que devido ao estilo de vida moderno em que há muito estresse e poluição são difíceis de se garantir ou que estão em falta devido a um problema de saúde.

Os suplementos alimentares são concentrados de substâncias nutritivas destinadas a completar a alimentação regular mas é preciso ter atenção e consciência ao se escolher a melhor suplementação pois apesar de algumas vezes os suplementos não possuírem contra indicações pode não ser indicados em determinados casos, e apesar de ser natural existem doses e períodos aconselhados para a sua toma.  

A suplementação alimentar pode ser utilizada para diversas finalidades, alguns exemplos podem ser:

  • Suplementação para hipertrofia - é uma suplementação em que se utiliza proteínas, aminoácidos específicos, oligoelementos e minerais para ajudar a aumentar a massa muscular e é realizada para ajudar especialmente os praticantes de musculação.
  • Suplementação feminina - é uma suplementação específica para problemas que podem surgir nas mulheres como tensão pré-menstrual ou para fases específicas da vida da mulher como gravidez, amamentação ou menopausa. Os nutrientes e substâncias utilizadas podem ser minerais, vitaminas ou oligoelementos.
  • Suplementação esportiva - esta suplementação é muito específica e varia de acordo com o esporte praticado sendo necessário o acompanhamento individual podem ser utilizados vitaminas, minerais ou outras substâncias importantes para garantir a nutrição do corpo.

O conselho e acompanhamento profissional é sempre bem-vindo na escolha de suplementos alimentares, para se ter os resultados pretendidos, sem isso se acaba por gastar tempo, expectativa e dinheiro sem concretizar resultados.

Para que serve a suplementação de ferro

A suplementação em ferro serve para combater a anemia por falta de ferro e pode se usar:

  • Suplementação de ferro na infância - pois é frequente surgir anemia nas crianças porque embora o ferro esteja presente em muitos alimentos a maioria dos alimentos da dieta tem ferro de baixa biodisponibilidade como cereais e leguminosas.
  • Suplementação de ferro para lactantes - pois se o bebê tiver falta de ferro pode ter dificuldade no desenvolvimento cognitivo, no padrão de sono e na memória resultando a longo prazo em um menor desempenho escolar e dificuldades de aprendizagem.
  • Suplementação de ferro em gestantes - pode ser necessária porque a deficiência de ferro nesta fase da vida pode aumenta a mortalidade da mãe e do bebê assim como o risco de doenças infecciosas, prematuridade, baixo peso ao nascer, além de comprometer o desenvolvimento do sistema nervoso central. 

A suplementação em ferro pode ser acompanhada por suplementação em vitamina C porque esta vitamina aumenta a absorção de ferro pelo organismo.

Para que serve a suplementação em Vitamina A

A suplementação em vitamina A serve para melhorar o sistema visual, ajudar no crescimento e fortalecer o sistema imune, reduzindo a gravidade das infecções assim como ajudar na recuperação mais rápida de diarreias.

O programa de suplementação de vitamina A é um programa do Ministério da Saúde que pretende reduzir e erradicar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de seis a cinquenta e nove meses de idade e mulheres após o parto que vivem em regiões de risco que no Brasil são a região Nordeste, Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais e Vale do Ribeira em São Paulo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 08/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.