Pós Operatório de Cirurgia Cardíaca

publicidade

No pós operatório imediato da cirurgia cardíaca o paciente deve permanecer nos primeiros 2 dias internado na unidade de tratamento intensivo - UTI para que esteja em constante observação e caso haja necessidade, os médicos poderão intervir mais rapidamente.

É na Unidade de cuidados Intensivos que serão observados os parâmetros respiratórios, a pressão arterial, temperatura e o funcionamento do coração. Além disso, são observados a urina, a cicatriz e os drenos. 

Esses primeiros dois dias são os mais importantes, pois durante esse período há maior chance de ocorrerem arritmias cardíacas, grandes sangramentos, infartos, derrames pulmonares e cerebrais.

Fisioterapia no pós operatório de cirurgia cardíaca

A fisioterapia é parte importante no pós operatório de cirurgia cardíaca. A fisioterapia respiratória deve ser iniciada na chegada do paciente à unidade de terapia intensiva (UTI), onde será trabalhada a retirada do paciente do respirador, de acordo com o tipo de cirurgia e da gravidade do doente. A fisioterapia motora poderá ter início cerca de 3 dias após a cirurgia, dependendo da orientação do cardiologista.

A fisioterapia deverá ser realizada diariamente 1 ou 2 vezes ao dia, enquanto o paciente estiver no hospital, e quando tiver alta, deverá continuar realizando fisioterapia por mais cerca de 3 a 6 meses.

Recuperação após a cirurgia cardíaca

A recuperação após a cirurgia cardíaca é lenta, e é preciso seguir algumas orientações para garantir o sucesso do tratamento. Algumas destas orientações são:

  • Evitar emoções fortes;
  • Evitar grandes esforços. Realizar apenas os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta;
  • Alimentar-se corretamente, de maneira saudável;
  • Tomar os medicamentos na hora certa;
  • Não deitar-se de lado, nem de barriga para baixo;
  • Não realizar movimentos bruscos;
  • Não dirigir por até 3 meses;
  • Não ter relações sexuais antes de completar 1 mês da cirurgia.

No pós operatório, dependendo de cada caso, o médico cardiologista deverá marcar uma consulta de revisão para avaliar os resultados e permanecer acompanhando o paciente 1 vez ao mês ou conforme necessidade.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 15/06/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.