Podofilina (Podofilotoxina): para que serve e como usar a pomada

Atualizado em dezembro 2023

A Podofilina é um medicamento indicado para o tratamento de verrugas genitais ou perianais causadas pelo vírus HPV, pois possui a substância ativa a podofilotoxina, extraída a partir de duas plantas a Podophyllum emodi e a Podophyllum peltatum, que age reduzindo a multiplicação do vírus e eliminando células infectadas pelo HPV.

Este medicamento é de uso tópico, podendo ser encontrado na forma de pomada ou solução, porém deve ser usado com cuidado devido a grande probabilidade de irritar tecidos saudáveis.

A Podofilina deve ser usada somente com indicação do ginecologista, no caso de mulheres, ou urologista, no caso de homens, seguindo as recomendações médicas e não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A Podofilina é indicada principalmente para o tratamento de verrugas perianais ou genitais femininas ou masculinas, causadas pelo vírus HPV, que são conhecidas como condiloma acuminado.

Esse remédio possui propriedade citotóxica e antimitótica, ou seja, atua evitando a proliferação celular e promovendo a destruição de células "anormais", como as células infectadas pelo vírus HPV.

Embora a Podofilina elimine as verrugas genitais e anais, esse remédio não é capaz de eliminar o vírus e não cura o HPV. Por isso, deve-se fazer acompanhamento regular com o ginecologista ou urologista, de forma a identificar e tratar as verrugas genitais.

Como usar

A Podofilina pomada 1,5 mg/g deve ser aplicada apenas na área a ser tratada, ou seja, diretamente na verruga a ser eliminada, de acordo com a orientação médica, sendo importante lavar e secar bem a região antes da aplicação.

A pomada de Podofilina deve ser aplicada apenas na verruga a ser tratada, o que pode ser feito usando um cotonete.

De forma geral, o médico pode indicar o uso 2 vezes por dia por cerca de 3 dias, podendo ser necessário repetir o tratamento após 7 dias, contados a partir do 1º dia de de tratamento com a Podofilina.

No caso da solução de Podofilina de 10% a 25%, a aplicação é feita somente pelo ginecologista ou urologista no consultório médico.

Cuidados durante o tratamento

Alguns cuidados são importantes durante o tratamento com a Podofilina, como:

  • Lavar a região a ser tratada com água e sabonete antes da aplicação da pomada;
  • Aplicar a pomada somente sobre as verrugas, em uma quantidade suficiente para cobrir toda a lesão;
  • Lavar bem as mãos após a aplicação da pomada;
  • Não passar a pomada em regiões saudáveis da pele;
  • Evitar o contato íntimo durante o tratamento. No entanto, caso ocorra, deve-se utilizar camisinha.

Além disso, o uso da Podofilina não deve ser feito durante o período menstrual, pois pode prejudicar a resposta ao tratamento, uma vez que o fluxo menstrual pode "retirar" a pomada do local.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da Podofilina (podofilotoxina) é a irritação do local em que foi aplicada, que pode ocorrer no 2º ou 3º dias de aplicação, e normalmente está relacionada à necrose da verruga, ou seja, morte das células da verruga, e melhora gradativamente ao término do tratamento.

Além disso, também podem surgir aumento da sensibilidade da pele, coceira, ardor, vermelhidão ou úlceras superficiais. Em homens, também pode ocorrer balanopostite. Saiba identificar os sintomas de balanopostite.

Quando a Podofilina é aplicada em áreas saudáveis da pele, pode haver sensação de queimação no local da aplicação, coceira, sangramento ou inflamação.

Os efeitos colaterais sistêmicos são pouco frequentes, uma vez que esse remédio possui ação local, no entanto, algumas pessoas podem apresentar dor de cabeça, náuseas, diarreia, alterações renais, desorientação ou confusão mental, sendo importante que o médico seja informado sobre esses efeitos adversos.

Quando não é indicado

A Podofilina não deve ser usada por bebês, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou para o tratamento de feridas abertas.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que possuem alergia a qualquer um dos componentes do medicamento.