Pneumonia Atípica

publicidade

A pneumonia atípica é um tipo de pneumonia menos grave que, normalmente, afeta bebês até aos 6 meses de idade e idosos, sendo causada por organismos diferentes dos da pneumonia comum, como o Mycoplasma pneumoniae, o Legionella pneumophila e o Chlamydophila pneumoniae.

Geralmente, a pneumonia atípica é contagiosa através do contato com gotículas de saliva do paciente e, por isso, é recomendado que o paciente e as pessoas próxima utilizem sempre máscara quando tiverem de estar em contato direto.

A pneumonia atípica tem cura e o seu tratamento pode ser feito em casa com repouso, ingestão de antibióticos receitados pelo pneumologista e a ingestão adequada de água, por exemplo.

Sintomas da pneumonia atípica

Os sintomas da pneumonia atípica podem incluir:

  • Febre até 39º C e calafrios;
  • Tosse inicialmente seca;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor no tórax e garganta;
  • Catarro excessivo;
  • Dor muscular e articular;
  • Cansaço fácil.

Os sintomas da pneumonia atípica podem demorar entre 3 a 10 dias a aparecer após estar em contato com alguém que tinha a doença.

O paciente com sintomas de pneumonia atípica deve consultar um pneumologista para fazer o diagnóstico através do exame de sangue, raio X torácico ou exame do catarro.

Como tratar a pneumonia atípica

O tratamento para pneumonia atípica dura cerca de 3 semanas e pode ser feito em casa com a ingestão de antibióticos para pneumonia atípica, como Azitromicina ou Eritromicina, receitados pelo médico. Saiba mais sobre o tratamento em: Tratamento para pneumonia atípica.

Além disso, durante o tratamento é recomendado que o paciente:

  • Permaneça em casa, em repouso;
  • Evite tossir ou falar muito próximo de outros indivíduos, devendo usar máscara;
  • Beba bastantes líquidos, para facilitar a retirada de secreções;
  • Evite alterações bruscas de temperatura, utilizando roupa adequada.

Geralmente, as melhoras surgem por volta do 4º dia incluem a diminuição da febre, do cansaço e do catarro.

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao pronto-socorro quando, durante o tratamento, surgem sintomas como dificuldade para respirar, aumento da quantidade de catarro ou catarro de cor verde com cheiro fétido.

Estes sintomas podem indicar piora da pneumonia atípica e, por isso, pode ser necessário que o paciente fique internado para fazer antibióticos na veia e tomar oxigênio.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/10/2014 Última atualização da página: 16/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.