Pneumonia Atípica

publicidade

​A pneumonia atípica é uma infecção pulmonar causada por agentes como Mycoplasma pneumoniae, Legionella pneumophila ou Chlamydophila pneumoniae, por exemplo.

Geralmente, a pneumonia atípica é contagiosa através do contato com gotículas de saliva do paciente e, por isso, ela é comum em indivíduos confinados como os presos e os militares, sendo uma importante suspeita quando toda a família encontra-se com os mesmos sintomas.

A pneumonia atípica tem cura e o seu tratamento pode ser feito em casa com repouso e uso de antibióticos receitados pelo clínico ou pelo pneumologista, no entanto ela pode ser considerada uma doença grave porque pode piorar e causar insuficiência respiratória e levar à morte.

Sintomas da Pneumonia Atípica

Os sinais e sintomas da pneumonia atípica podem ser um pouco diferente da pneumonia bacteriana. São eles:

  • O paciente pode estar sem febre,ou com febre baixa, de até 38ºC;
  • Tosse seca mas muita dificuldade para respirar;
  • Dor no peito e na garganta;
  • Dor nos músculos e nas articulações;
  • Cansaço fácil;
  • Pode haver diarreia, inflamação do tímpano e conjuntivite.

Os sintomas da pneumonia atípica podem demorar entre 3 a 10 dias a aparecer após estar em contato com alguém com a doença.

Tratamento da Pneumonia Atípica

O tratamento para pneumonia atípica dura cerca de 3 semanas e pode ser feito em casa com a ingestão de antibióticos para pneumonia atípica, como Azitromicina ou Eritromicina, receitados pelo médico. Os feitos colaterais do uso destes medicamentos são má digestão,diarreia, enjôo e alterações do paladar e todo eles tendem a desaparecer ao final do tratamento.

Além disso, durante o tratamento é recomendado que o paciente:

  • Permaneça em casa, em repouso;
  • Evite tossir ou falar muito próximo de outros indivíduos, devendo usar máscara;
  • Beba bastantes líquidos, para facilitar a retirada de secreções;
  • Evite alterações bruscas de temperatura, utilizando roupa adequada.

É recomendado ir ao pronto-socorro quando, durante o tratamento, surgem sintomas como dificuldade para respirar, aumento da quantidade de catarro ou persistência da febre. Estes sintomas podem indicar piora da pneumonia atípica e, por isso, pode ser necessário que o paciente fique internado para fazer antibióticos na veia e fazer nebulizações.

Geralmente, as melhoras surgem por volta do 4º dia incluem a diminuição da febre, do cansaço e do catarro. Saiba mais em: Tratamento para pneumonia atípica.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade