Pneumoconiose

publicidade

A pneumoconiose é uma doença respiratória causada pela inalação de poeira. Atinge especialmente os que trabalham na mineração, metalurgia, construção civil, indústria madereira, agricultura e outros ramos profissionais em que na poeira haja a presença de substâncias, como a sílica, por exemplo.

Ao trabalhar, o indivíduo pode nem perceber a entrada destas substâncias nas vias respiratórias. Mas, com o passar do tempo, pode haver um comprometimento pulmonar grave, se o organismo do indivíduo não conseguir combater o agente agressor por si só.

Se a quantidade de poeira inalada não for muito grande, dificilmente serão geradas fibroses nos pulmões. Mas, se o indivíduo é exposto a grandes quantidades de poeira e não usar a máscara como medida de prevenção, pode haver o desenvolvimento de uma pneumoconiose com fibrose, que dificulta a expansão pulmonar e outras complicações poderão surgir.

Sintomas da Pneumoconiose

Poucos são os sintomas da pneuconiose e estes geralmente surgem quando a doença já está instalada a muito tempo, gerando uma tosse seca persistente. Que surge principalmente durante ou logo após o trabalho.

Como diangosticar a Pneumoconiose

O diagnóstico da pneumoconiose é feito com base na história clínica, sintomas e o raio-x.

Como tratar a Pneumoconiose

O tratamento é feito com o uso de corticoides e o afastamento da função. O uso de uma máscara respiratória é capaz de filtrar o ar e impedir a contaminação com novas partículas.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 12/10/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.