Pilates ou musculação: O que é melhor?

Os exercícios de Pilates são bons para aumentar a elasticidade, a resistência, a força e equilíbrio e a musculação é boa para aumentar o volume muscular deixando o corpo bem definido. Outra diferença é a rotina da musculação e a variedade do Pilates.

O Pilates ainda fortalece os músculos pélvicos, melhora a respiração e a postura, sendo um ótimo complemento para quem já pratica musculação.

Existem duas formas distintas de praticar Pilates, uma é no solo utilizando apenas pesinhos, molas, bolas e o peso do próprio corpo e a outra é com aparelhos específicos de Pilates. As duas formas são boas para emagrecer e para definir o corpo, mas a que dá resultados mais rápidos é o Pilates com aparelhos, embora a musculação confira resultados ainda mais rápidos que os exercícios de Pilates.

Os exercícios de musculação promovem o aumento da massa muscular relativamente em pouco tempo e em cerca de 6 meses de treino é possível observar um melhor contorno corporal e maior definição dos músculos.

Pilates ou musculação: O que é melhor?

Posso fazer Pilates e musculação juntos?

Quem gosta muito de fazer exercício físico pode fazer as aulas de Pilates e as de musculação, mas não no mesmo dia. O ideal é que num dia se faça um tipo de exercício e, no outro, o outro tipo, havendo uma alternância entre eles.

Quem deseja somente aumentar a massa muscular para parecer mais forte deve optar pela musculação, especialmente nos primeiros meses, e depois poderá manter estes músculos através do Pilates.

Pilates substitui a musculação?

O Pilates substitui a musculação dependendo dos objetivos a serem alcançados. Confira algumas diferenças entre eles:

PilatesMusculação
Mais equilíbrio, coordenação e  flexibilidadeMais volume muscular rapidamente
Mais força com menos volume muscularMaior benefício ósseo
Melhor respiraçãoFortalecimento de grupos musculares específicos

Seja qual for o tipo de exercício escolhido, certamente ele trará ótimos benefícios ao seu corpo. O importante é não ser sedentário e garantir que pratica alguma atividade física.

Além disso, durante os treinos, é importante manter a hidratação do corpo e fornecer energia, sendo nestes casos recomendado o consumo de bebidas energéticas caseiras. Veja como preparar uma bebida energética caseira vendo esse vídeo: 

Mais sobre este assunto: