Pilates emagrece

publicidade

O Pilates é ótimo para aumentar a flexibilidade e tonificar os músculos. Além disso ele combate a dor, melhora a postura, aumenta a força e quando realiza-se em conjunto com dieta e outra atividade física, ajuda a emagrecer. No entanto, quando utilizado como única forma de tratamento ele não é eficiente para emagrecer porque não gera uma grande perda de gordura por si só.

Pilates emagrece em quanto tempo?

Um artigo científico publicado em 2011 refere que a prática de exercícios de resistência, como o Pilates, durante um tempo aproximado de 8 semanas é capaz de diminuir em 13% a gordura do fígado.

Mesmo que estes números não espelhem-se diretamente na balança, a prática regular de exercícios físicos como o Pilates ajuda a emagrecer porque ele acelera o metabolismo e favorece a formação dos músculos, que aumentam o gasto calórico mesmo parado.

Os resultados podem ser vistos ao final do primeiro mês de aulas.

Benefícios do Pilates

O Pilates tonifica a musculatura e torna mais fácil permanecer na postura correta diariamente e isto, além de disfarçar a barriga, alonga o corpo, deixando a silhueta mais elegante. Como a musculatura abdominal é a mais trabalhada em todos os exercícios de Pilates, a barriga fica durinha e o abdômen, mais definido. Outros benefícios do Pilates são: aumentar a concentração mental e aliviar o estresse, pois é necessária muita concentração para realizar os exercícios, fazendo com que o indivíduo foque toda a sua concentração no exercício.

As aulas de Pilates duram aproximadamente 1 hora e pode-se perder de 200 a 400 calorias dependendo dos exercícios realizados.

O melhor profissional para dar aulas de Pilates é o educador físico com o devido conhecimento da técnica.

Referência Bibliográfica

HALLSWORTH K; FATTAKHOVA G; HOLLINGSWORTH KG; THOMA C; MOORE S; TAYLOR R; DAY CP; TRENELL MI. Resistance exercise reduces liver fat and its mediators in non-alcoholic fatty liver disease independent of weight loss. Acesso em Ab. 2012.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/07/2014 Última atualização da página: 18/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.