Picossulfato sódico (Guttalax)

publicidade

Bula de Picossulfato sódico (Guttalax)

O Picossulfato sódico é um remédio laxante que facilita o funcionamento do intestino, estimulando as contrações e promovendo o acúmulo de água no intestino. Dessa forma a eliminação de fezes torna-se mais fácil, sendo, por isso, muito utilizado em casos de prisão de ventre.

O Picossulfato sódico pode ser comprado nas farmácias convencionais sobre a forma de frascos com gotas para ingestão, com o nome comercial de Guttalax, Diltin ou Agarol, por exemplo.

Preço do Picossulfato sódico

O preço do Picossulfato sódico é de aproximadamente 15 reais, no entanto, o valor pode variar de acordo com a marca comercial e a dosagem do medicamento.

Indicações do Picossulfato sódico

O Picossulfato sódico está indicado para o tratamento da prisão de ventre e para facilitar a evacuação quando necessário.

Modo de uso do Picossulfato sódico

O modo de uso do Picossulfato sódico varia de acordo com o nome comercial do produto e, por isso, é recomendado consultar a caixa ou o folheto informativo. No entanto, as orientações gerais são:

  • Adultos e crianças com mais de 10 anos: 10 a 20 gotas;
  • Crianças entre 4 e 10 anos: 5 a 10 gotas;
  • Crianças com menos de 4 anos: 0,25 mg de medicamento por cada quilograma de peso.

Normalmente, o Picossulfato sódico demora 6 a 12 horas para produzir efeito, sendo recomendado ingerir o medicamento durante a noite para apresentar uma evacuação pela manhã.

Efeitos colaterais do Picossulfato sódico

Os principais efeitos colaterais do Picossulfato sódico incluem diarreia, cólicas abdominais, desconforto abdominal, tontura, vômitos e náuseas.

Contraindicações do Picossulfato sódico

O Picossulfato sódico está contraindicado para pacientes com íleo paralítico, obstrução do intestino, problemas graves como apendicite e outras inflamações agudas, dor na barriga acompanhada de enjoos e vômitos, desidratação grave, intolerância à frutose ou hipersensibilidade ao Picossulfato. Além disso, o Picossulfato sódico só deve ser usado na gravidez sob orientação do obstetra.

publicidade
publicidade