Pesquisa de sangue oculto

publicidade

A pesquisa de sangue oculto é um exame para identificar a presença de sangue nas fezes, que não alteram o seu aspecto, mas que produzem anemias por exemplo.

Para que serve a pesquisa de sangue oculto nas fezes

A pesquisa de sangue oculto nas fezes serve para verificar se há alguma hemorragia no trato gastrointestinal e identificar sua origem para que se possa iniciar o tratamento o quanto antes.

Como é feito o exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes

A pesquisa de sangue oculto é feita durante um exame retal, onde o médico coleta uma pequena quantidade de fezes sobre uma dedeira. Essa amostra é colocada sobre um pedaço de papel de filtro impregnado com substâncias químicas, que evidencia a presença de sangue nas fezes.

Como alternativa ao exame retal, existe a hipótese do paciente levar para casa um Kit contendo os papéis filtro impregnados com as substâncias químicas indicadas para a detecção de sangue. Neste caso o paciente evacua três vezes e envia as três amostras ao laboratório para serem analisadas.

Caso seja descoberto sangue nas fezes serão necessários outros exames para diagnosticar a origem do sangramento criando condições para tratar precocemente úlceras, cânceres ou outras anormalidades.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 12/09/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.