Penicilina (Benzetacil)

PUBLICIDADE

Bula de Penicilina (Benzetacil)

A Penicilina é um medicamento pertencente à classe dos antibióticos, cujo princípio ativo é a Benzatina e é utilizado para combater infecções.

Este remédio é vendido comercialmente com o nome de Benzetacil ou Climaciclim, e sua principal via de administração é por injeção intramuscular. No entanto, também é possível tomar Penicilina Benzatina por via oral, em forma de comprimido, para infecções menos graves.

Indicações da Penicilina (Benzetacil)

A Penicilina é indicada para o tratamento da febre reumática, glomerulonefrite, infecção por estreptococos (Grupo A), sífilis primária, secundária, latente ou terciária, com exceção da neurosífilis.

Preço da Penicilina (Benzetacil)

O preço da penicilina varia entre R$ 7 e 14 e só pode ser comprada com receita médica.

Modo de uso da Penicilina (Benzetacil)

A penicilina só deve ser aplicada em via intramuscular, preferencialmente nas nádegas. Já em crianças de até 2 anos de idade, deve ser aplicada na face lateral da coxa. Recomenda-se sempre aplicar a injeção lentamente e de maneira contínua, para evitar o entupimento da agulha e variar sempre o local da injeção.

Quando utilizada por via oral, recomenda-se ingeri-la 2 horas antes ou depois da refeição, para ser mais facilmente absorvida pelo organismo, mas também é possível ingerir com alimento, caso ocorra desconforto gastrointestinal.

Efeitos colaterais da Penicilina (Benzetacil)

Os efeitos colaterais da penicilina mais comuns incluem urticária, hipotensão, erupções cutâneas, dermatite esfoliativa, febre, calafrios, edema, dores articulares e edema de laringe.

Além disso, no local da aplicação da injeção pode ocorrer vermelhidão na pele.

Contraindicações da Penicilina (Benzetacil)

A penicilina está contraindicada durante a gestação, lactação e em caso de insuficiência renal.

Veja também:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE