Penicilina (Benzetacil)

Bula de Penicilina (Benzetacil)

publicidade

A Penicilina é um medicamento pertencente à classe dos antibióticos, cujo princípio ativo é a Benzatina. É vendida comercialmente com o nome de Benzetacil ou Climaciclim, e sua principal via de administração é por injeção intramuscular. No entanto, também é possível tomar Penicilina Benzatina por via oral, em forma de comprimido, para infecções menos graves.

Quando utilizada por via oral, recomenda-se ingeri-la 2 horas antes ou depois da refeição, para aumentar seu potencial absortivo. Pode-se tomar com alimento, caso ocorra desconforto gastrointestinal. Ela não deve ser ingerida em simultâneo com suplementação de vitamina K.

Indicações da Penicilina (Benzatacil)

A Penicilina é indicada para o tratamento da febre reumática; glomerulonefrite; infecção por estreptococos (Grupo A); sífilis primária, secundária, latente ou terciária, com exceção da neurosífilis.

Preço da Penicilina (Benzatacil)

O preço da penicilina varia entre R$ 7 e 14, dependendo da região.

Efeitos colaterais da Penicilina (Benzatacil)

O uso da penicilina pode gerar os seguintes efeitos colaterais: anorexia; candidíase oral; desconforto epigástrico; diarreia; flatulência; língua escura; boca seca; alteração no paladar; erupções cutâneas; choque anafilático; neuropatia ou nefropatia em altas doses parenterais. A reação alérgica, eventualmente provocada, pode ser fatal.

No local da aplicação da injeção pode ocorrer: erupção da pele; urticária.

Contraindicações da Penicilina (Benzatacil)

A penicilina está contraindicada durante a gestação (cat.B), lactação e em caso de insuficiência renal.

Em uso a longo prazo ou altas doses endovenosas a monitorização do equilíbrio hidroeletrolítico, função renal e hemograma são indispensáveis.

Modo de uso da Penicilina (Benzatacil)

A penicilina só deve ser aplicada em via intramuscular, preferencialmente nas nádegas. Já em crianças de até 2 anos de idade, deve ser aplicada na face lateral da coxa. Recomenda-se sempre aplicar a injeção lentamente e de maneira contínua, para evitar o entupimento da agulha e variar sempre o local da injeção.

Uso adulto:

  • Faringite estreptocócica: 1.200.000 UI, em dose única
  • Febre reumática: 1.200.000 UI, em dose única, 1 vez por mês ou a cada 3 semanas, se houver recorrência ou lesão vascular grave
  • Sífilis primária, secundária ou latente recente: 2.400.00 UI, em dose única
  • Sífilis terciária e latente tardia: 2.400.000 UI, 1 vez por semana, durante 3 semanas
  • Neurosífilis: Utilizar penicilina G potássica

Uso em crianças:

  • Infecção por estreptococos grupo A, até 27 kg de peso: 300.000 a 600.000 UI, em dose única; mais de 27 kg de peso: 900.000 UI.
  • Febre reumática: 1.200.000 UI, em dose única
  • Sífilis (primária, secundária ou latente recente): 50.000 UI por Kg de peso até no máximo 2.400.000 UI em dose única
  • Sífilis (latente tardia ou latente de duração desconhecida): 50.000 UI por Kg de peso, 1 vez por semana durante 3 semanas

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 08/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.