Penfigoide Bolhoso

publicidade

Penfigoide bolhoso é uma doença de pele autoimune, que provoca o aparecimento de grandes bolhas avermelhadas na pele, que não se rompem facilmente.

O penfigoide bolhoso tem cura, no entanto, não se sabe exatamente quais as causas do surgimento destas bolhas, mas estão relacionadas com a exposição à radiação ultravioleta, radioterapia ou após o uso de determinados remédios.

Sintomas do penfigoide bolhoso

Os sintomas do penfigoide bolhoso são:

  • Bolhas ligeiramente avermelhadas que surgem na pele, acompanhadas de coceira, que quando se rompem, apesar de muito dolorosas, não deixam cicatrizes.

Estas bolhas podem afetar todo o corpo, mas são mais frequentes nas regiões de dobras, como na virilha, cotovelos e joelhos.

Foto do penfigoide bolhoso

Fonte: Medicina interna de Harrison 2013

Tratamento para penfigoide bolhoso

O tratamento para penfigoide bolhoso é feito com o consumo de remédios anti-inflamatórios corticoides ou imunossupressores. O tempo de duração da doença depende do estado do paciente, podendo levar semanas, meses ou anos. Apesar de não ser uma doença de fácil resolução, o penfigoide bolhoso tem cura, podendo ser alcançada com a os remédios indicados pelo médico dermatologista.

Diagnóstico do penfigoide bolhoso

O diagnóstico do penfigoide bolhoso pode ser feito pelo médico dermatologista após observar a região afetada, podendo utilizar exames complementares, como biópsia.

Links úteis:

publicidade
publicidade