Pedra nos rins: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em março 2024

Pedra nos rins é uma massa endurecida que se forma no interior do rim, e que pode se movimentar por todo o sistema urinário, causando sintomas como dor intensa no fundo das costas, náuseas, vômitos, dor para urinar, sangue na urina, urina turva ou febre.

O risco de ter pedra nos rins é maior em pessoas que fazem uma alimentação muito rica em sódio, proteínas, potássio, fósforo ou cálcio, mas também pode ser resultado de alterações no funcionamento do rim, baixo consumo de líquidos ou predisposição genética.

O tratamento das pedras nos rins é feito pelo nefrologista ou urologista com o objetivo de aliviar os sintomas e eliminar a pedra, podendo ser indicado o uso de remédios, litotripsia ou cirurgia. 

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 2
Pedra nos rins imagens reais

Sintomas de pedra nos rins

Os principais sintomas de pedra nos rins são:

  • Dor no fundo das costas que pode limitar os movimentos;
  • Dor nas costas que pode irradiar para a virilha;
  • Urina turva e com sangue, em alguns casos;
  • Vontade frequente para urinar;
  • Dor ao urinar;
  • Febre.

Além disso, nos casos em que há obstrução do canal pelo qual passa a urina, a pessoa pode deixar de urinar, aumentando a dor e o desconforto.

O sintomas de pedra no rim são mais comuns quando a pedra é muito grande ou quando se desloca pelo sistema urinário, variando de intensidade de acordo com a localização da pedra. Conheça mais sobre os sintomas de pedra nos rins.

Como saber se tenho pedra nos rins

Para saber a possibilidade de estar com pedra nos rins, indique os sintomas que apresenta no teste de sintomas a seguir:

  1. 1. Dor intensa na parte de baixo das costas, que pode limitar os movimentos
  2. 2. Dor que irradia das costas para a virilha
  3. 3. Dor ao urinar
  4. 4. Urina rosa, vermelha ou marrom
  5. 5. Vontade frequente para urinar
  6. 6. Enjoos ou vômitos
  7. 7. Febre acima de 38º C

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o nefrologista ou urologista.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de pedra no rim é feito pelo nefrologista, urologista ou clínico geral por meio da avaliação dos sintomas e de exames de imagem, como ultrassom e tomografia do abdome.

Os exames permitem também identificar o tamanho da pedra e a sua localização, que são dados importantes para que o tratamento seja corretamente adequado.

Marque uma consulta com o nefrologista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nefrologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O médico pode ainda indicar a realização do exame de urina para investigar a concentração dos eletrólitos na urina e a composição da pedra, para indicar o tratamento mais adequado.

Tipos de pedra nos rins

As pedras nos rins podem ser formadas por diferentes substâncias, como cálcio, ácido úrico, cistina ou estruvita, por exemplo.

Assim, os principais tipos de pedras nos rins são:

  • Pedras de oxalato de cálcio: é o tipo mais comum de pedra nos rins, com formato de envelope ou halter, geralmente relacionada a um aumento do consumo de alimentos ricos em oxalato de cálcio, levando a uma eliminação aumentada de cálcio e oxalato na urina, por exemplo;
  • Pedras de fosfato de cálcio: é outro tipo de pedra no rim formada por cálcio, tendo a forma de primas em cunha;
  • Pedras de ácido úrico: as pedras de ácido úrico têm o formato de losango e são formadas, principalmente, devido a uma dieta rica em proteínas;
  • Pedras de estruvita: esse tipo de pedra nos rins, também conhecida como pedras de fosfato de amônio e magnésio, tem o formato de uma tampa de caixão, sendo causada por infecções bacterianas;
  • Pedras de cistina: esse tipo de pedra nos rins tem o formato de um hexágono, sendo causadas principalmente por fatores genéticos que alteram o transporte da cistina, que é um aminoácido, resultando no aumento da sua eliminação pela urina.

O tipo de pedra nos ris é identificado pelo médico através dos exames de diagnóstico, sendo importante para orientar o tratamento mais adequado e a prevenção de novas pedras nos rins. Veja os principais tipos de pedra nos rins e o que fazer para evitar.

Leia também: Como saber se é pedra no rim (e que exames fazer) tuasaude.com/como-saber-se-tenho-pedra-no-rim

Causas de pedras nos rins

O aparecimento das pedras nos rins podem ser influenciado por diversos fatores, sendo os principais:

  • Pouca ingestão de líquidos, o que deixa a urina mais concentrada;
  • Alimentação rica em proteínas e/ou sódio e pobre em fibras;
  • Infecção urinária recorrente;
  • Predisposição genética;
  • Doenças inflamatórias intestinais;
  • Hiperparatireoidismo;
  • Obesidade e sedentarismo;
  • Uso recorrente de aspirina, antiácidos e diuréticos.

Além disso, as pedras nos rins também podem ser causadas por doenças raras como a hiperoxalúria primária ou secundária, por exemplo, em que há acúmulo de oxalato no corpo devido à deficiência de enzimas responsáveis pela metabolização desse composto, favorecendo o acúmulo de oxalato e a formação de pedra no rim. 

Como é feito o tratamento

O tratamento para pedra nos rins deve ser feito com orientação do nefrologista, urologista ou clínico geral, e varia com o tamanho e localização da pedra, sua composição, e gravidade dos sintomas.

Os principais tratamentos para pedra nos rins são:

1. Remédios para pedra nos rins

Os remédios para pedra nos rins, como diclofenaco, paracetamol, tramadol ou butilbrometo de escopolamina, são indicados para aliviar a crise de cólica renal.

Leia também: Crise de cólica renal: sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/o-que-fazer-numa-crise-renal

Outro remédio que pode ser indicado pelo médico é a tansulosina, que age promovendo o relaxamento da musculatura do ureter, facilitando a eliminação das pedras com tamanho entre 4 e 10 mm, quando se encontram no ureter.

Além disso, o médico também pode indicar remédios para prevenir pedras nos rins formadas por cálcio, como a hidroclorotiazida ou clortalidona, por exemplo. Veja todos os remédios para pedra nos rins.

2. Cirurgia 

A cirurgia para pedra nos rins é indicada para pedras maiores do que 6 mm ou se estiver bloqueando a passagem da urina, podendo ser feita pelo médico utilizando diferentes técnicas, o que varia com a localização da pedra.

Assim podem ser indicada a litotripsia extracorpórea, a nefrolitotomia percutânea ou a ureteroscopia, por exemplo. Veja como é feita a cirurgia para pedra nos rins e como é a recuperação.

3. Alimentação para pedra nos rins

A alimentação para pedra nos rins deve ser feita com orientação do nutricionista e geralmente são indicados alimentos ricos em água, como pepino, chuchu ou melancia, além do aumento da ingestão de água, para facilitar a eliminação da pedra. Confira a lista completa de alimentos ricos em água.

Além disso, deve-se evitar o sal na alimentação e diminuir a quantidade de proteínas consumidas no dia a dia, por exemplo, para evitar a formação de pedras nos rins. 

Leia também: Dieta para pedra nos rins: alimentos permitidos e o que evitar tuasaude.com/alimentacao-para-pedra-nos-rins

4. Tratamento natural para pedra nos rins

O tratamento natural para pedra nos rins, como beber chá de quebra-pedra ou chá de hibisco, ajuda a aumentar o volume da urina para facilitar a eliminação da pedra, além de ter ação anti-inflamatória, que ajuda a aliviar os sintomas.

Leia também: 5 sucos para expelir pedra nos rins tuasaude.com/suco-de-melancia-para-pedra-nos-rins

No entanto, é importante ressaltar que o tratamento natural não substitui o tratamento indicado pelo médico. Por isso, é sempre recomendado consultar o nefrologista para investigar a causa da formação das pedras e evitar que novas crises voltem a surgir.

Assiste, no vídeo a seguir, alguns cuidados para evitar a pedra nos rins:

Vídeos relacionados