Paroxetina (Pondera)

Bula de Paroxetina (Pondera)

publicidade

A paroxetina é um antidepressivo eficaz no tratamento dos sintomas e prevenção de recorrência da depressão, do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e da Doença do Pânico, além de estar indicada no tratamento da Fobia Social. A paroxetina (cloridrato de paroxetina) pode ser encontrada comercialmente como Aropax, Cebrilin ou Pondera, além da sua versão genérica.

Indicações da paroxetina

A paroxetina está indicada para o tratamento dos sintomas de doença depressiva de todos os tipos, incluindo depressão reativa e grave e depressão acompanhada por ansiedade. Este fármaco é eficaz também na prevenção de recorrência da depressão.

Preço da Paroxetina

Cada caixa de Paroxetina genérica pode custar entre R$ 17 e 24, com 20 comprimidos de 20 mg. No caso do medicamento de marca, como o Pondera, o preço da caixa gira em torno de R$ 50.

Efeitos colaterais da Paroxetina

Náusea, sonolência, sudorese, tremor, astenia, boca seca, insônia, disfunção sexual, vertigem, constipação, diarreia e apetite diminuído. Alucinações, hipomania e agitação foram relatadas, além da síndrome serotoninérgica, confusão, convulsões e síndrome maligna neuroléptica. Angiodema, urticária, e reações de fotossensibilidade; Hiponatremia foi raramente relatada; hiperprolactinemia / galactorreia; hipertensão, ansiedade, taquicardia; trombocitopenia; glaucoma, retenção urinária e edema periférico; vertigem, distúrbio sensorial (p.ex.: parestesia), ansiedade, distúrbios do sono, agitação.

Contraindicações da Paroxetina

Pacientes com conhecida hipersensibilidade à droga ou a qualquer componente do produto; está contraindicado a sua administração concomitantemente com outros medicamentos inibidores da MAO e até duas semanas após o sua interrupção.

Modo de uso da Paroxetina

A paroxetina pode ser ingerida com ou sem alimento. A dose padrão da paroxetina se situa geralmente em 20 mg para depressão e 40 mg na depressão e pânico.

A dose limite para adultos, no caso depressão, são 50 mg por dia, e 60 mg em caso de obsessão ou pânico.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 13/05/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.