Pariri

publicidade

O Pariri conhecido também como Cipó cruz, Carajurú, Puca panga, Paripari, Cipo-pau, Piranga e Crajiru é uma planta medicinal trepadeira, com folhas verdes e flores rosas ou arroxeadas. Quando fermentada, as suas folhas fornecem um corante de cor vermelha que serve como pigmento para o algodão.

O pariri é usado como remédio caseiro de inflamações no útero, conjuntivite e anemia e seu nome cientifico é Arrabidaea Chica.

Esta planta pode ser comprada, principalmente, em lojas de produtos naturais.

Para que serve pariri

O Pariri serve para auxiliar no tratamento de dores intestinais, hemorragia, anemia, diarreia e diarreia com sangue, icterícia, corrimento vaginal, feridas na pele, inflamações ginecológicas, conjuntivite e seu efeito no auxilio em tratamentos de alguns tipos de câncer como o de boca, útero e leucemia carece de embasamento cientifico para este fim.

Propriedades do Pariri

O pariri possui propriedades expectorante, anti-inflamatória, anti-diabética, adstringente, cicatrizante, antimicrobiano, afrodisíaca, antifúngico, antianêmica e fortificante.

Modo de uso do Pariri

A parte mais utilizada do pariri são as suas flores, que podem ser usadas em chás, infusões e pomadas.

  • Infusão do chá de pariri: Usar 3 a 4 folhas grandes ou 2 colheres (de sopa) das folhas picadas para um litro de água. Após ferver a água, derrama-la sobre a folhas em um recipiente, abafar e deixar esfriar. O chá deve ser consumido ao natural e em até 24 horas ou aplicado para tratamento de feridas e inflamações.
  • Pomada de pariri: Macerar 4 folhas em meio copo de água. Utilizado em casos de inflamações uterinas, hemorragias e diarreia.

Efeitos colaterais do Pariri

Os efeitos colaterais do Piriri não foram encontrados na literatura consultada. Porém nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica e nenhuma planta medicinal deve ser consumida em excesso.

Contraindicações do Pariri

Não deve ser usada por quem possui hipersensibilidade ao ácido anisíco, cajurina, taninos, bixina, saponina, ferro assimilável e cianocobalamina.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 02/09/2014 Última atualização da página: 27/12/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.