Paracetamol (Tylenol)

publicidade

Bula de Paracetamol (Tylenol)

O Paracetamol é um remédio analgésico e antitérmico, usado para baixar a febre e aliviar dores leves a moderadas como dores de cabeça, dores menstruais ou dor de dentes, por exemplo, em adultos e crianças.

O Paracetamol pode ser comprado em farmácias em forma de comprimidos, gotas ou suspensão oral e com o nome de Tylenol, Parador, Febralgin, Dorico, Vick Pyrena ou Sonridor, além do genérico.

Preço do Paracetamol

O preço do Paracetamol varia entre 0,50 a 20 reais.

Indicações do Paracetamol

O Paracetamol está indicado na redução da febre, no alívio de dores leves a moderadas associadas a gripes e resfriados comuns, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, dores musculares, dores associadas a artrites, dores menstruais, dor pós-cirúrgica e dor de garganta.

Além disso, o Paracetamol pode ser utilizado quando o ácido acetilsalicílico está contraindicado ou é desaconselhado.

Modo de uso do Paracetamol

O modo de uso do Paracetamol consiste em:

Comprimidos

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 1 comprimido de 500 a 1000 mg, a cada 4 a 6 horas ou 1 comprimido de 750 mg 3 a 5 vezes por dia, não excedendo o total de 4 g por dia.

Gotas

  • Adultos e crianças maiores de 12 anos: 35 a 55 gotas, 3 a 5 vezes ao dia, não excedendo o total de 5 administrações em um dia.
  • Crianças menores de 12 anos: 1 gota por kg de peso, por dose, a cada 4 a 6 horas, não excedendo 35 gotas por dose e 5 administrações em um dia. Por exemplo: uma criança com 15 kg deverá tomar 15 gotas, a cada 4 a 6 horas não devendo ultrapassar 5 administrações num dia.

Suspensão oral

  • Crianças: 10 a 15 mg por kg e por dose, a cada 4-6 horas, não excedendo as 5 administrações em um dia.

Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos, a dose deve ser prescrita e orientada pelo pediatra. Durante o uso do paracetamol não se deve ingerir bebidas alcoólicas e, em caso de pacientes alcoólicos crônicos, não se aconselha doses superiores a 2 gramas de paracetamol por dia, por causa dos efeitos tóxicos do medicamento sobre o fígado.

Efeitos colaterais do Paracetamol

Os efeitos colaterais do Paracetamol incluem alterações do humor, anemia hemolítica, cansaço, coceira na pele, cólica abdominal, confusão mental, dano do fígado, diarreia, dificuldade ou dor ao urinar, diminuição da quantidade de urina, febre, fraqueza, cor amarelada da pele, náuseas, paralisia repentina, perda do apetite, sangramento, urina escura ou com sangue, urticária, vermelhidão na pele e vômitos.

Contraindicações do Paracetamol

O Paracetamol está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Este remédio não deve ser utilizado por grávidas ou na amamentação sem orientação médica.

publicidade
publicidade