Papanicolau

publicidade

O Papanicolaou é um exame ginecológico que deve ser feito uma vez por ano, em situações normais. Ele serve para identificar o câncer do colo do útero e a presença de infecções na região genital feminina.

Neste exame, as células do útero são coletadas através da raspagem superficial do interior do útero com a ajuda de uma espécie de cotonete, que o ginecologista usa para serem posteriormente analisadas em laboratório.

Possíveis resultados do Papanicolau

Os resultados do Papanicolau podem ser:

  • Classe i; I ou Dentro dos limites normais: Normal
  • Classe ii; II ou Alteração celular benigna: Inflamação vaginal
  • Classe iii; III, NIC 1, 2 ou 3 ou SIL de baixo ou alto grau: Displasia leve
  • Classe IV; NIC 3 ou SIL de alto grau: Início do câncer de colo de útero
  • Classe IV; Câncer de colo de útero podendo atingir outras áreas

De acordo com o resultado do exame, o ginecologista dirá quais serão as abordagens necessárias para o tratamento. Se o resultado for a classificação 4 ou 5, poderá indicar uma consulta com um oncologista e uma colposcopia complementar.

Quando realizar o papanicolau

É recomendável que o papanicolau seja realizado anualmente, a partir do primeiro contato íntimo ou após os 18 anos. Se, após 3 anos consecutivos, os resultados dos exames forem normais, a mulher pode realizar o exame a cada 3 anos.

O exame de Papanicolau é um procedimento que não causa dor e é seguro. Ele deve ser realizado numa consulta de rotina, preferencialmente 1 semana antes da menstruação, e dura poucos minutos.

Preparo para o papanicolau

O preparo para o papanicolau inclui não usar duchas vaginais, nem colocar nenhum creme na região. Além de não ter relações, nem mesmo com preservativo, nos três dias que antecedem o exame.

Referência Bibliográfica

Erika Dionízio. Realização do exame de papanicolau em mulheres com 20 anos ou mais: inquérito de saúde de base populacional no município de São Paulo - 2008. Acesso em Ab. 2012.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 30/11/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.