Oxiúrus na Gravidez

publicidade

A infestação por oxiúrus ou por qualquer outro verme na gravidez não traz nenhum prejuízo para o bebê, mas apesar disso a mulher pode ter os vermes no ânus e na vagina e isso ser a causa de infecções recorrentes devendo tratar o mais rápido possível com o uso de um vermífugo indicado pelo seu obstetra.

É importante que seja o obstetra a indicar o melhor medicamento, pois cabe a ele analisar o seu risco/benefício, visto que a maior parte dos medicamentos são contra-indicados em caso de gravidez e de aleitamento materno.

Remédio caseiros como a hortelã e as sementes de abóbora podem ser tomados em qualquer fase da gestação, sem prejuízo para a mãe e para o bebê.

Prevenir a infecção por oxiúrus é muito importante nesta fase, principalmente para as que trabalham com crianças em escolas e jardins de infância. Deve-se lavar muito bem as mãos antes de comer, antes e depois de ir ao banheiro, nunca colocar a mão ou os dedos na boca, ter o cuidado de lavar muito bem os alimentos que são ingeridos com casca, só tomar água mineral, fervida ou filtrada e lavar as mãos antes de preparar a comida. Ter as unhas bem aparadas também diminui o risco de infecção com o oxiúrus.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade