Oximetria

publicidade

A oximetria é um exame não invasivo que serve para medir a quantidade de oxigênio no sangue. Este exame é usado com frequência nos hospitais para monitorar os sinais vitais do paciente internado.

Este exame é feito com um oxímetro colocado sobre o pulso, na orelha, no dedo (mais comum) e em recém-nascidos pode ficar no pé, tornozelo panturrilha, palma das mãos ou antebraço.

A oximetria pode ser usada durante ou após uma crise de asma, bronquite ou mesmo durante a recuperação de uma anestesia ou internamento hospitalar. É usado uma espécie de "pregador de roupa" na ponta do dedo indicador para medir e acompanhar a quantidade de oxigênio que o sangue está recebendo através da respiração para as funções vitais.

Este exame não é indicado em pacientes com pressão baixa, hipotermia ou anemia grave porque pode apresentar resultados incorretos, assim como se for feito em locais com luz ambiente excessiva ou simultaneamente ao uso do aparelho de medir a pressão arterial. Outra condição em que a oximetria não é aconselhada é na presença de interferências elétricas, como aparelhos de ressonância magnética, por exemplo.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade