Nistatina + óxido de zinco: para que serve e como usar

Atualizado em fevereiro 2024

Nistatina + óxido de zinco é um remédio com ação antifúngica, anti-inflamatória, cicatrizante e protetora da pele, podendo ser indicado pelo médico no tratamento de queimaduras, eczema, impetigo e psoríase.

Além disso a nistatina e o óxido de zinco são capazes de inibir o crescimento do fungo Candida albicans, que pode causar infecções na pele da parte interna das coxas, entre os dedos ou nas dobras da pele, como axilas, abaixo dos seios e virilha, e causar assaduras em bebês, por exemplo.

Esse remédio pode ser comprado na forma de pomadas para uso dermatológico, em farmácias ou drogarias com o nome comercial Dermodex ou na forma de genérico como nistatina e óxido de zinco e deve ser usada com orientação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve 

A pomada de nistatina + óxido de zinco é indicada para o tratamento de:

  • Queimaduras leves;
  • Assaduras causadas pelo uso de fraldas;
  • Eczema;
  • Impetigo;
  • Psoríase.

Além disso, essa pomada pode ser usada para escoriação ou irritação leve da pele na região genital, nádegas, entre os dedos, axilas, sob os seios.

A pomada de nistatina + óxido de zinco também pode ser indicada no tratamento de infecção por Candida albicans na pele.

Nistatina + óxido de zinco ajuda a cicatrizar espinhas?

A pomada de nistatina + óxido de zinco possui propriedade anti-inflamatória, antisséptica e secante, ajudando a cicatrizar as espinhas e prevenir o aparecimento de outras, já que limita o desenvolvimento de bactérias nocivas na pele.

Como usar

A pomada de nistatina + óxido de zinco deve ser usada sobre a pele, aplicando uma camada da pomada na região afetada da pele, a cada troca de fraldas ou de 2 ou mais vezes por dia para irritação em outras áreas da pele afetada.

Não é necessário que, ao passar a pomada, toda a região fique muito branca, basta que se observe que a pomada cobriu toda a região desejada, protegendo a pele.

Antes de usar a pomada, é recomendado lavar a região afetada com água e sabão neutro e secar bem a pele.

Possíveis efeitos colaterais 

Embora sejam raros, a pomada de nistatina com óxido de zinco pode causar reações alérgicas com sintomas como irritação local, coceira, vermelhidão ou sensação de queimação na pele, sendo recomendado interromper o uso e procurar ajuda médica.

Quem não deve usar

A pomada de nistatina e óxido de zinco não deve ser usada por pessoas que têm alergia à nistatina, ao óxido de zinco ou qualquer outro componente da fórmula.