Comer ovo diariamente faz mal à saúde?

Atualizado em junho 2023
Evidência científica

Comer ovo diariamente normalmente não faz mal, já que esse alimento traz diversos benefícios para saúde como favorecer o ganho de massa muscular, promover a perda de peso, fortalecer o sistema imunológico e manter a saúde da pele, por exemplo.

Como a gema é rica em colesterol, acreditava-se que o ovo aumentava o colesterol, mas muitos estudos [1],[2] mostraram que o colesterol presente em alimentos naturais têm baixo risco de alterar os níveis de colesterol sanguíneo na maioria das pessoas.

Para consumir o ovo todos os dias sem fazer mal para a saúde, é aconselhado preparar esse alimento da forma mais saudável possível, como cozido com água, omelete ou poché, evitando usar gorduras como óleo ou manteiga.

Imagem ilustrativa número 2

Quantos ovos posso comer por dia?

A Associação Americana do Coração recomenda o consumo de até 2 ovos por dia, para se obter todos os benefícios desse alimento. Confira todos os benefícios do ovo para a saúde.

Já no caso de pessoas que têm predisposição genética para colesterol alto, que é conhecida como hipercolesterolemia familiar, é aconselhado consumir até 1 ovo por dia. Isso porque, o consumo excessivo do ovo pode causar aumento nos níveis de colesterol no sangue nesta situação.

É saudável comer mais de 10 ovos por dia?

O consumo de 10 ovos por dia não é considerado saudável. Isso porque o ovo é rico em proteínas, um nutriente que, quando consumido em excesso, pode dificultar as funções dos rins e aumentar o risco de formação de pedra nos rins. Confira outros problemas causados pelo excesso de proteína.

Consumir 10 ou mais ovos por dia também não é recomendado, por que uma dieta saudável deve ser variada e incluir diferentes tipos de alimentos, como frutas, legumes, cereais integrais, outros tipos de proteínas e laticínios.

Além disso, o consumo exagerado de ovo também pode favorecer o ganho de peso, pois embora o ovo seja um alimento rico em nutrientes, ele também contém calorias.

Como preparar o ovo de forma saudável

Algumas formas saudáveis de preparar o ovo e obter todos os benefícios deste alimento incluem:

1. Cozido

Uma forma saudável, fácil e prática de preparar o ovo é cozinhando. Para cozinhar o ovo, basta colocar o ovo numa panela, cobrindo-o completamente com água e levar ao fogo médio para cozinhar por 10 minutos.

O ovo também pode ser cozido no microondas. Para isso deve-se esquentar um prato fundo no microondas por 1 minuto, abrir o ovo no prato, temperar e furar a gema, para que ela não estoure. Em seguida, colocar o prato novamente no microondas por 1 minuto.

2. Ovo poché

Para fazer o ovo poché, deve-se colocar uma panela de água para ferver e quando surgirem as primeiras bolhas, mexer a água com uma colher, ou batedor, rodando sempre na mesma direção.

Depois que formar um tipo de redemoinho, quebrar o ovo cuidadosamente e colocá-lo dentro da panela, deixando o ovo cozinhar assim por cerca de 7 minutos. Por fim, retirar o ovo da água com o auxílio de uma escumadeira, escorrendo a água.

3. Frito com água

Esse tipo de ovo é feito, aquecendo-se 1/2 xícara (de chá) de água numa frigideira e levando para aquecer no fogo baixo. Quando ficar bem quente, adicionar o ovo com cuidado, tampando a penela e deixando cozinhar por 3 a 4 minutos.

4. Omelete de clara

Para quem não pode comer gemas de ovo em excesso, uma opção é o omelete de claras.

Ingredientes:

  • 3 claras;
  • 1 colher de sopa de água ou leite;
  • 1 xícara chá de legumes (tomate, espinafre, cenoura);
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Em um recipiente, misturar bem as claras, a água e os temperos com um garfo. Colocar essa mistura numa frigideira antiaderente preaquecida e cozinhar por 2 minutos. Adicionar os legumes, deixando cozinhar por mais 3 minutos.

Ovo cru causa infecção intestinal?

O ovo cru ou mal cozido pode conter Salmonella sp., uma bactéria que causa infecção intestinal, provocando sintomas como febre, dor de barriga, vômitos e diarreias fortes.

Por isso, é aconselhado evitar o consumo do ovo mal cozido e os produtos feitos com ovo cru, como mousses, maioneses, coberturas e recheios de bolos.

Como saber se o ovo está bom

Uma forma de saber se o ovo ainda está bom para consumir, é colocar o ovo ainda inteiro dentro de um copo com água. Se o ovo boiar é porque já contém muito ar em seu interior, e por isso, pode estar velho ou estragado, não devendo ser consumido. O ideal é consumir apenas o ovo que estiver no fundo do copo ou no meio da água.

Além disso, na hora da compra é importante observar a qualidade da casca, que deve estar limpa, fosca e sem rachaduras. Já na hora do preparo, a clara deve estar espessa e viscosa e a gema firme e centralizada.

Os ovos devem ser armazenados na geladeira e de preferência na parte mais interna, pois a porta da geleira sofre muitas variações de temperatura, o que prejudica a conservação desse alimento.

Vídeos relacionados