Ovários multifoliculares

publicidade

Os ovários multifoliculares são caracterizados pelo surgimento de vários cistos nos ovários. O que difere os ovários policísticos dos ovários multifoliculares é a quantidade e o tamanho dos cistos presentes. No caso de ovários multifoliculares, a mulher possui uma grande quantidade de cistos espalhados por todo o ovário e estes são de tamanho maior.

Sintomas de ovários multifoliculares

Os sintomas dos ovários multifoliculares incluem:

  • Menstruação irregular;
  • Acne;
  • Excesso de pelos no rosto;
  • Aumento do peso;
  • Dificuldade para engravidar.

Estes sintomas são frequentemente percebidos na adolescência e a doença pode ser diagnosticada com base na sua apresentação clínica e confirmada através de uma ultrassonografia.

​Tratamento para ovários multifoliculares

O tratamento para os ovários multifoliculares consiste no uso de medicamentos que regulam a taxa hormonal e, em alguns casos, pode ser preciso realizar uma cirurgia para retirada dos cistos maiores.

Ovários multifoliculares tem cura

A síndrome dos ovários multifoliculares não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos. Estes medicamentos podem ser úteis para regularizar a menstruação e diminuir os sintomas causados pela doença.

As mulheres que possuem ovários multifoliculares também possuem uma dificuldade maior para engravidar. Estas não ovulam todos os meses, o que pode dificultar o processo e, neste caso, o que se recomenda fazer é seguir o tratamento proposto pelo médico e tomar medicamentos que podem induzir a ovulação, como o clomifeno, e ter relações em todos os períodos férteis.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade