Óleo de ricino laxante: para que serve e como usar

Atualizado em outubro 2023

O óleo de rícino é um laxante indicado para o tratamento da prisão de ventre ocasional em adultos ou para ser usado como preparo de exames de diagnóstico, como a colonoscopia, por exemplo.

Esse óleo ajuda a aumentar os movimentos intestinais, facilitando a eliminação das fezes, tendo um efeito laxante em 1 a 3 horas após tomar a dose recomendada pelo médico.

O óleo de ricínio pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias ou drogarias, na forma de solução oral, e deve ser usado com indicação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O óleo de rícino é indicado para o tratamento da prisão de ventre em adultos ou para o preparo de exames de diagnóstico, como a colonoscopia, endoscopia, exames urológicos ou radiológicos das vias biliares, devido às suas propriedades laxantes de ação rápida. Conheça também os benefícios da planta medicinal rícino.

Esse laxante deve ser usado com indicação do gastroenterologista ou clínico geral, nas doses recomendadas pelo médico, que variam com a idade e o objetivo do seu uso.

Marque uma consulta com um gastroenterologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como usar

O óleo de rícino para ter um efeito laxante deve ser tomado por via oral, de preferência em jejum.

A dose normalmente recomendada para adultos é de 15 mL do óleo de rícino, o que equivale a 1 colher de sopa. 

O óleo de ricínio tem ação laxante rápida e, por isso, promove uma evacuação aquosa entre 1 a 3 horas após a administração.

Possíveis efeitos colaterais

O óleo de rícino é um remédio que geralmente é bem tolerado, no entanto, se for usado em grandes quantidades, pode causar efeitos colaterais como desconforto e dor abdominal, cólicas, diarreia, náuseas, irritação do cólon, desidratação e perda de líquidos e eletrólitos. Veja como preparar um soro caseiro para combater a desidratação.

Além disso, o óleo de rícino pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se ir ao pronto-socorro se surgirem sintomas como bolhas na pele, dificuldade para respirar, sensação de bolo na garganta ou rosto, boca ou língua inchados.

Quem não deve usar

O óleo de rícino não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, crianças e pessoas com obstrução ou perfuração intestinal, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, colite ulcerativa ou qualquer outro problema no intestino.

Além disso, também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além disso, o óleo de rícino não deve ser usado por mais de 7 dias, a menos que tenha sido indicado pelo médico.

Assista o vídeo seguinte e saiba como preparar um laxante natural:

youtube image - LAXANTE NATURAL para soltar INTESTINO PRESO - receita fácil, rápida e deliciosa