Óleo de orégano: para que serve e como usar

Atualizado em março 2023
Evidência científica

O óleo de orégano é um produto obtido a partir da prensagem da planta Origanum compactum e que promove diversos benefícios para a saúde, como combater gripes e resfriados, melhorar a digestão e controlar o colesterol.

Essas propriedades medicinais se devem principalmente ao fato de o óleo de orégano ser rico em carvacrol, ácido ursólico e timol, que são compostos fenólicos com ação antibacteriana, hipolipemiante, anti-inflamatória e antioxidante.

O óleo de orégano é comercializado em lojas de produtos naturais ou farmácias, na forma de gotas ou em cápsulas e deve ser usado de preferência com a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O óleo de orégano promove os seguintes benefícios para a saúde:

1. Combater infecções

O óleo de orégano pode ajudar a combater infecções causadas por bactérias, como Escherichia coli e Staphylococcus aureus, porque contém carvacrol, que é um composto bioativo com ação bactericida.

2. Aliviar dores

Por conter boas quantidades de carvacrol, que é um composto bioativo com potente ação analgésica, o óleo de orégano pode ajudar a aliviar dores, como cólica menstrual, dor de cabeça, dor muscular e dor de dente.

3. Controlar o colesterol

O óleo de orégano ajuda a controlar o colesterol por conter carvacrol e timol, que são compostos bioativos que impedem a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue.

4. Prevenir o envelhecimento precoce

Por ser rico em compostos com propriedades antioxidantes, como timol, ácido rosmarínico, e carvacrol, o óleo de orégano combate o excesso de radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e evitando, assim, o surgimento de rugas e flacidez na pele.

5. Combater gripes e resfriados

O óleo de orégano é rico em ácido rosmarínico e ácido oleanólico, que são compostos bioativos com ação expectorantes e antivirais, ajudando a combater gripes e resfriados.

6. Ajudar no emagrecimento

O óleo de orégano pode ajudar no emagrecimento por conter ácido ursólico e carvacrol, que são compostos bioativos com propriedades termogênicas que favorecem a queima de gordura corporal.

No entanto, ainda são necessários mais estudos científicos em humanos para comprovar os benefícios do óleo de orégano no emagrecimento.

7. Melhorar a digestão

O óleo de orégano é rico em ácido ursólico, um composto fenólico com ação antioxidante e anti-inflamatória que mantém a saúde do fígado e melhorando a digestão dos alimentos.

Além disso, o óleo de orégano também tem mantém a saúde da flora intestinal e tem ação carminativa, ajudando a diminuir os gases e aliviando as cólicas.

8. Combater a candidíase oral

O óleo de orégano é rico em substâncias antifúngicas, como timol e carvacrol, que agem impedindo a multiplicação do fungo Candida na boca, sendo, por isso, uma ótima opção para ajudar no tratamento da candidíase oral

9. Evitar diabetes

Por conter ácido ursólico e ácido oleanólico, que são compostos naturais com ação anti-inflamatória e antioxidante, o óleo de orégano melhora a ação do hormônio insulina, equilibrando os níveis de glicose no sangue e evitando a diabetes.

Como usar

O óleo de orégano pode ser usado na forma de cápsulas ou em gotas.

  1. Óleo de orégano em cápsulas: o óleo de orégano em cápsulas deve ser tomado com um copo de água, sendo geralmente indicado tomar de 1 a 2 cápsulas por dia, junto com as refeições;
  2. Óleo de orégano em gotas: a quantidade geralmente recomendada do óleo de orégano em gotas é de 2 a 4 gotas, até 4 vezes por dia, que devem ser diluídas em um copo de água.

A quantidade recomendada de óleo de orégano varia conforme a idade e o estado de saúde da pessoa. Por isso, é aconselhado usar esse produto somente sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Possíveis efeitos colaterais

O óleo de orégano pode causar diarreia, náusea, dor no estômago, dor de cabeça e vômitos em algumas pessoas sensíveis ao orégano.

Quando não consumir

O óleo de orégano é contraindicado para crianças menores de 12 anos e pessoas com alergias ao orégano e plantas dessa mesma família, como tomilho, manjericão, menta ou sálvia. Da mesma forma que o óleo de orégano também não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Além disso, pessoas que estejam usando medicamentos, só devem usar o óleo de orégano sob a recomendação de um médico.

O que é óleo essencial de orégano?

O óleo essencial de orégano é um produto obtido a partir da destilação a vapor das folhas dessa planta e que possui propriedades benéficas semelhantes às do óleo de orégano.

No entanto, o óleo essencial de orégano não pode ser ingerido, podendo, por isso, ser usado em inalações, banhos de assento ou massagens corporais, por exemplo.

Vídeos relacionados