Óleo de amêndoas doce: 11 benefícios (e como usar)

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

O óleo de amêndoas doces é um óleo extraído das amêndoas maduras da espécie Prunus amygdalus dulcis, tendo diversos benefícios para a saúde, como prevenir ou tratar o ressecamento da pele, suavizar ou prevenir rugas e linhas de expressão, evitar estrias na gravidez ou aliviar a coceira ou irritação da pele.

Esse óleo tem propriedades emolientes e hidratantes devido a presença de vitamina A e E, e ômega-3 na sua composição, podendo ser aplicado diretamente na pele, após o banho, ou diluído no creme hidratante para amaciar, hidratar e tonificar a pele.

Além disso, o óleo de amêndoas doce também pode ser usado no cabelo, para hidratar, dar brilho e evitar o ressecamento dos fios e ainda pode ser usado nas unhas, para hidratar as cutículas e deixá-las menos visíveis. 

Imagem ilustrativa número 1

11 benefícios do óleo de amêndoas doce

Os principais benefícios do óleo de amêndoas são:

  1. Prevenir ou tratar o ressecamento da pele;
  2. Aumentar a elasticidade e maciez da pele;
  3. Suavizar ou prevenir rugas e linhas de expressão;
  4. Evitar estrias na gravidez;
  5. Acalmar e suavizar a pele seca;
  6. Suavizar cicatriz na pele;
  7. Selar as cutículas dos fios de cabelo, reduzindo sua quebra e pontas duplas;
  8. Reduzir o ressecamento dos fios de cabelo;
  9. Hidratar e nutrir a pele do couro cabeludo;
  10. Suavizar e hidratar as cutículas das unhas;
  11. Aliviar a coceira e erupções cutâneas na pele.

Além disso, o óleo de amêndoas doce por ser rico em vitamina A, pode ser usado para prevenir e combater inflamações ou infecções na pele, como psoríase, dermatite atópica, eczema ou acne, por exemplo.

Esses benefícios se devem às propriedades emolientes e hidratantes, que ajudam evitar a perda de água e manter a umidade da pele ou cabelos.

Pode comer óleo de amêndoas?

O óleo de amêndoas pode ser ingerido por via oral, para o preparo de alimentos ou para temperar saladas, por exemplo.

Esse óleo é rico em gorduras monoinsaturadas, tendo diversos benefícios para o sistema cardiovascular, como baixar o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), prevenindo doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC, por exemplo.

Para usar o óleo de amêndoas deve-se dar preferência para o óleo virgem ou não refinado, e no preparo de alimentos deve-se evitar usar o fogo muito alto, pois o óleo pode perder suas propriedades nutricionais. Veja também os benefícios de consumir amêndoas.

Como usar

O óleo de amêndoas doces pode ser usado da seguinte forma:

1. Hidratação da pele do bebê

O óleo de amêndoas doces pode ser usado no bebê, depois do banho, para hidratar e amaciar a pele, pois ele é um óleo natural, que não tem perfume e, por isso, não causa alergia na pele do bebê.

Para usar o óleo de amêndoas doces no bebê, basta diluir um pouco do óleo no creme hidratante do bebê e aplicar um pouco da mistura na sua pele, após o banho, fazendo uma massagem.

2. Prevenção de estrias na gravidez

O óleo de amêndoas doces também pode ser usado para evitar as estrias na gravidez, porque é hidratante e promove a elasticidade da pele, evitando a formação de estrias à mediada que a pele da barriga vai esticando.

A gestante deve diluir o óleo de amêndoas doces no creme para estrias e aplicar na pele do corpo após o banho, principalmente nos locais onde é frequente aparecerem estrias. Para usufruir dos efeitos do óleo, ele deve ser aplicado todos os dias nas regiões mais propícias ao aparecimento das estrias.

3. Hidratação do cabelo

O óleo de amêndoas doces pode ser usado para hidratar e dar brilho ao cabelo ressecado e quebradiço. Para isso, basta fazer uma máscara com óleo de amêndoas doces e aplicar no cabelo, antes de aplicar o xampu. 

Outra alternativa é aplicar umas gotinhas de óleo apenas nas pontas, depois de secar, ou antes de ir dormir, deixando atuar durante a noite.

4. Tratamento das unhas e cutículas

O óleo de amêndoas doces pode ser usado para fortalecer as unhas e para suavizar e hidratar as cutículas, ajudando a melhorar a sua aparência.

Para usufruir dos seus benefícios, basta aquecer um pouco do óleo de amêndoas doces, mergulhar a ponta dos dedos no óleo durante 10 minutos e empurrar as cutículas para trás. Uma alternativa, pode ser aplicar o óleo nas unhas e cutículas antes de ir dormir, deixando atuar durante a noite.

5. Nutrição e hidratação da pele

O óleo de amêndoas doces também pode ser usado diariamente, para hidratar e nutrir a pele do corpo, deixando-a mais macia.

Uma boa dica é adicionar umas gotinhas do óleo ao creme hidratante, antes de passar no corpo. Saiba quais as causas comuns de pele ressecada e o que fazer para tratar.

6. Aliviar a irritação da pele

O óleo de amêndoas pode ser usado em problemas de pele, como dermatite atópica, eczema ou psoríase, pois ajuda aliviar a irritação, coceira e erupções na pele.

Além disso, por ser rico em vitamina A, o óleo de amêndoas ajuda no tratamento da acne e a suavizar as cicatrizes das espinhas na pele.

Assim, pode-se utilizar o óleo de amêndoas diariamente, aplicando algumas gotinhas na pele ou adicionando no hidratante de uso diário, para uso na pele de preferência após o banho, com a pele ainda úmida.

Quem não deve usar

O óleo de amêndoas não deve ser usado por pessoas que têm alergia a amêndoas ou nozes, por exemplo.

Além disso, o óleo de amêndoas amarga (Prunus amygdalus amarga) não deve ser consumido por via oral por grávidas ou lactantes.

Vídeos relacionados