Como é feito o tratamento para eliminar as cáries dos dentes

Para eliminar as cáries é geralmente necessário fazer uma obturação no dente, que é realizada pelo dentista numa clínica, sendo necessário remover a pate do dente que têm cárie e colocar uma massinha, geralmente branca ou cinzenta, para preencher o buraquinho.

Este tratamento, também conhecido por restauração dentária, normalmente não causa dor, porque é aplicada anestesia na boca que faz perder a sensibilidade durante o tratamento, porém, este procedimento causa algum desconforto, pois é necessário manter a boca aberta por cerca de 30 minutos.

A obturação no dente pode ser feita no dente da frente ou de trás do adulto, porém também pode ser feita em dentes de leite no caso das crianças para evitar o agravamento da cárie e evitar o surgimento de outros problemas, como inflamação do coração causada pelas bactérias do dente que atingem o sangue.

Preço da obturação no dente

O preço deste procedimento dentário custa em média 100 reais, porém depende do material usado e do local onde é feito.

Como é feita a obturação no dente pelo dentista

Para fazer a obturação no dente o dentista:

  1. Remove a parte do dente que está danificada com a ajuda de um broca dentária ou laser;
  2. Limpa a área que têm cárie com um pequeno aparelho;
  3. Coloca uma massinha para preencher o buraquinho;
  4. Lixa a massinha para o material ficar polido.

Como é feito o tratamento para eliminar as cáries dos dentes
Como é feito o tratamento para eliminar as cáries dos dentes

Para fazer a restauração do dente pode-se aplicar materiais de restauro como serina ou amálgama.

Tipos de materiais para fazer a restauração do dente

Geralmente, o restauro do dente é feito com compósito, também conhecido por resina, que é um material branco da cor do dente e que é muito estético.

Em alguns casos, a obturação pode ser feita com málgama, que é um material composto por metais e, por isso tem cor cinzenta, sendo aplicado normalmente em dentes menos visíveis devido à sua cor escura. Além disso, podem ser aplicados outros materiais como ouro ou porcelana porém não é comum e a escolha do material é feita segundo o local da boca, o preço e a extensão da carie.

Materiais para restauro de dentesMateriais para restauro de dentes

Geralmente, os materiais para a obturação no dente não precisam ser substituídos ao longo da vida, apenas caso o material caia ou manche os dentes mais próximos, por exemplo.

Como saber se é preciso fazer uma obturação no dente

Normalmente, quando se está desenvolvendo uma cárie, é normal ter o dente doendo e observar um pequeno buraquinho ou pintinha escura no dente, além de poder surgir uma mancha acastanhada no dente e, para confirmar a necessidade de fazer uma obturação é preciso ir no dentista para verificar se é uma cárie.

Para fazer o diagnostico o dentista tem de observar os dentes de cima e de baixo com um espelho e alguns instrumentos pequenos e no caso de ter uma cárie pode ser necessário fazer uma radiografia à boca para ver a gravidade.

O que pode sentir depois de fazer a obturação no dente

Depois de fazer a obturação do dente o dente pode ficar sensível por cerca de 2 dias, principalmente a alimentos frios ou gelados.

Logo depois de sair do consultório é normal ainda sentir a boca com formigamento e ter dificuldade em falar e comer, pois o efeito da anestesia pode durar algumas horas.

Além disso, em alguns casos, a massinha para fechar o buraquinho pode ficar mais alta do que os outros dentes e causar desconforto ao comer, sendo necessário voltar no dentista para ajustar a altura da obturação.

Porque é importante fazer a obturação do dente

A obturação no dente permite que as bactérias e alimentos mais pequenos não se acumulem no buraquinho do dente, pois se não for feita a obturação aumentam as chances de desenvolver cáries nos dentes próximos.

Além disso, esta técnica permite que o dente recupere a sua função, evitando ser arrancado, ajudando a recuperar o formato dos dentes e o aparência bonita da boca.

Obturação no dente durante a gravidez

A obturação no dente na grávida só deve ser feito caso não exista outro tratamento possível, pois não existem estudos que comprovem o risco dos materiais usados para o bebê.

Porém, caso seja mesmo necessário deve-se realizar os tratamentos no segundo trimestre que é quando a grávida está mais estável, evitando realizar radiografias durante a gestação.

Assim, quando se verifica uma cárie profunda, pode-se ser necessário retirar parte do dente ou removê-lo por completo e, nesses casos em vez de restaurar é necessário colocar uma prótese para substituir o dente que caiu.

Mais sobre este assunto: