Obesidade Mórbida

publicidade

A obesidade mórbida é uma classificação para obesidade quando o excesso de gordura coloca em risco o bem estar e a vida do paciente, isto é, quando o IMC é maior ou igual a 35.

A obesidade mórbida é um grave problema de saúde pública, diminuindo a produtividade da população e aumentando o custo em tratamentos relacionados às complicação da obesidade. É por isso a cirurgia bariátrica é feita no Brasil em muitos países através serviço nacional de saúde.

Causas da obesidade mórbida

Asa causas da obesidade mórbida incluem:

  • Sedentarismo;
  • Consumo exagerado de alimentos muito calóricos, com alto teor de gordura ou açúcar;
  • Distúrbios emocionais;
  • Doença genética (raro);
  • Doenças hormonais (raro).

Tratamento para obesidade mórbida

O tratamento para obesidade mórbida requer uma equipe multidisciplinar, pois além de ser indicado praticar exercícios físicos e seguir uma dieta rigorosa, consultas semanais com um psicólogo podem ser de grande ajuda.  Os remédios são necessários para ajudar a tirar a fome, aumentar o metabolismo e emagrecer. Em alguns casos o médico pode indicar a realização de uma cirurgia, mas antes dela poder ser realizada o indivíduo deverá perder mais de 10% da quantidade de gordura que possui acumulada.

Prevenção da obesidade mórbida

A prevenção da obesidade mórbida pode ser feita através do consumo de alimentos saudáveis com baixo teor de gordura e prática de exercícios físicos. 

Fotos da obesidade mórbida

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/08/2014 Última atualização da página: 21/06/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.