Saiba o que é e como combater a Obesidade Mórbida

A obesidade mórbida é quando o IMC (índice de massa corporal) é maior ou igual a 40 kg/m², que corresponde a um tipo de obesidade classificada como grau 3. A este nível o excesso de pesso coloca em risco a vida.

Para combater a obesidade mórbida, deve-se fazer um acompanhamento médico e nutricional para obter a redução de peso e o tratamento de doenças associadas como diabetes e hipertensão, e em alguns casos pode ser preciso fazer uma cirurgia de redução de estômago.

Para saber quantos quilos precisa perder, insira seus dados:

Erro
anos
Erro
m
Erro
kg
Erro
Erro

Principais causas da obesidade mórbida

As causas da obesidade mórbida incluem:

  • Sedentarismo;
  • Consumo exagerado de alimentos muito calóricos, com alto teor de gordura ou de açúcar.
  • Distúrbios emocionais;
  • Doença genética;
  • Doenças hormonais.

É comum que vários fatores estejam envolvidos juntos, por isso o tratamento deve ser orientado pelo endocrinologista e pelo nutricionista. Veja quais são os Alimentos ricos em açúcar.

Como combater a obesidade mórbida

Para emagrecer, a dieta precisa ser feita com o acompanhamento de um nutricionista, para que seja possível tratar diabetes, colesterol alto e hipertensão que são problemas comuns na obesidade mórbida. Além disso, não se deve fazer dietas severas, porque são muito difíceis de cumprir.

As cirurgias para redução do estômago são alternativas de tratamento válidas para a obesidade mórbida, mas em geral elas só são aconselhadas nos casos em que após 2 anos de tratamento médico não há perda significativa de peso ou quando existe risco de vida devido ao excesso de peso. Saiba mais sobre as cirurgias em: Como funcionam as cirurgias para emagrecer.

Além de uma alimentação saudável, o sucesso do tratamento envolve a prática de atividade física e acompanhamento psicológico para manter a motivação diante da dificuldade de perder peso.

Criança com obesidade mórbidaCriança com obesidade mórbida
Adulto com obesidade mórbidaAdulto com obesidade mórbida

Obesidade mórbida infantil

A obesidade mórbida infantil caracteriza-se pelo excesso de peso nos bebês e crianças e quando o seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente à idade, pois isso aumenta o risco de a criança desenvolver problemas de saúde graves, como pressão alta ou dificuldade respiratória, por exemplo. Saiba mais em: Como ajudar a criança com excesso de peso a emagrecer.

Mais sobre este assunto: