O que pode ser olhos remelando no bebê

publicidade

Os olhos remelando no bebê e lacrimejando, em que a remela é amarelada e mais espessa que o normal, podendo os olhos ficarem colados, pode ser sinal de conjuntivite, por isso, neste caso é muito importante levar o bebê ao pediatra.

Contudo, em bebês recém-nascidos é normal os olhos estarem mais sujos que no adulto. Portanto, se o recém-nascido apresentar muita secreção nos olhos, mas ela for sempre de cor clara e fluida, não há motivo para preocupação, pois é normal.

Outras possíveis causas dos olhos remelando e lacrimejando no bebê podem ser:

  • Canal lacrimal entupido, que afeta o recém-nascido, mas tende a se resolver por conta própria até 1 ano de idade. Neste caso, o tratamento consiste em limpar os olhos com soro fisiológico e fazer uma massagem no canto interno dos olhos;
  • Gripe ou resfriado. Neste caso, o tratamento consiste em manter os olhos do bebê devidamente limpos e fortalecer o sistema imune com o suco de laranja lima.

Os olhos lacrimejando no bebê também podem ocorrer quando o bebê acidentalmente passa a unha nos olhos, deixando os olhos irritados. Neste caso, basta limpar os olhos do bebê com soro fisiológico ou água fervida.

Como limpar os olhos do bebê

Para limpar os olhos do bebê corretamente deve-se:

  • Molhar uma gaze ou uma compressa esterilizada com soro fisiológico;
  • Passar a compressa ou gaze num olho de cada vez, no sentido do canto do olho para fora, para não entupir o canal lacrimal, como mostra a imagem.

Outro cuidado importante é utilizar uma gaze para cada olho, não devendo com a mesma gaze se limpar os dois olhos do bebê.

É aconselhado limpar os olhos do bebê desta forma até 1 ano de idade, mesmo que ele não esteja doente.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 11/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.