O que fazer em caso de desmaio

publicidade

O mais importante a fazer em caso de desmaio é observar se a vítima está respirando e se apresenta pulso. Caso não respire, deve-se pedir ajuda médica, ligando o 192, e iniciar a massagem cardíaca.

Porém, quando o indivíduo está a respirar, os primeiros socorros para desmaio incluem:

  1. Deitar a vítima no chão, de barriga para cima, e colocar as pernas mais altas que o corpo, cerca de 30 a 40 centímetros do chão, como mostra a imagem 1;
  2. Aplicar uma compressa ou pano frio na testa por alguns minutos.

Se a vítima demorar mais de 1 minuto para acordar, é recomendado chamar uma ambulância através do número 192 e verificar novamente se está respirando, iniciando a massagem cardíaca, caso não esteja.

Caso a vítima ainda não tenha desmaiado, mas existem sintomas de que isso possa ocorrer, recomenda-se que ela se sente e mantenha a cabeça entre os joelhos, como mostra a figura 2.

Deve-se ficar junto da vítima até à chegada da ajuda médica, uma vez que o indivíduo pode começar a vomitar e, nesses casos, é importante colocá-lo de lado, para evitar a asfixia.

Geralmente, o desmaio ocorre devido a pressão baixa, diminuição do açúcar no sangue ou desidratação e, por isso, o indivíduo recupera facilmente sem necessitar de ir ao hospital.

Quando ir ao médico

Após o desmaio, e caso não tenha sido necessário chamar ajuda médica, é recomendado que o indivíduo vá ao hospital se:

  • O desmaio voltar a acontecer durante a semana seguinte;
  • É o primeiro caso de desmaio;
  • Apresentar sinais de hemorragia interna, como fezes negras ou sangue na urina, por exemplo;
  • Surgir sintomas como falta de ar, vômito excessivo ou problemas de fala, após acordar.

Estes podem ser sintomas de um problema de saúde grave, como doenças cardíacas, neurológicas ou hemorragia interna, por exemplo, sendo, por isso, muito importante que o indivíduo vá ao hospital nestes casos.

Saiba mais sobre as causas do desmaio.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 30/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.