O que é período fértil

publicidade

O período fértil feminino é o momento ideal para a mulher engravidar. Ele dura aproximadamente 6 dias, e é a fase do mês em que a mulher está ovulando. O período fértil começa 14 dias antes da menstruação descer, numa mulher que tenha menstruações regulares a cada 28 dias.

Durante o período fértil, que dura aproximadamente 6 dias, o óvulo maduro sai do ovário para as trompas de falópio em direção ao útero e pode ser penetrado por um espermatozoide, dando início a uma gravidez. Este é o momento da concepção.

Sinais do período fértil

É fácil identificar o período fértil da mulher, porque ela apresenta sinais ou sintomas como:

  • Muco vaginal sem cheiro, claro e transparente como clara de ovo 
  • Temperatura corporal ligeiramente elevada

Esses sintomas ocorrem porque o corpo da mulher está se preparando para acolher um bebê. Com o muco vaginal mais líquido e transparente, os espermatozoides podem nadar com mais facilidade e a temperatura corporal sobe devido ao esforço que o próprio corpo faz para amadurecer e direcionar o óvulo para as trompas de falópio.

Quando não existe fecundação, ou seja, quando o óvulo não é penetrado por um espermatozoide, ele morre e desfaz-se aos poucos, sendo eliminado também na menstruação. Apesar do óvulo ser pequenino, o organismo prepara uma espécie de ninho para abrigar o suposto feto e, quando isto não ocorre, todo o sangue que fazia parte do "ninho" sai através do canal vaginal em forma de menstruação, juntamente com o óvulo microscópico não fecundado.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 21/10/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.