O que é o anel vaginal

Cosmetis - Cosméticos Importados
publicidade

O anel vaginal é um método anticoncepcional hormonal que tem a forma de anel com 5 centímetros de diâmetro, com textura suave, de coloração transparente e flexível, como mostra a imagem.

O anel vaginal libera hormônios de forma regular, diariamente, na corrente sanguínea impedindo que os ovários libertem óvulos, evitando a concepção.

Quando usado corretamente, sem esquecimentos e atrasos na colocação, o anel vaginal tem uma eficácia de 99,7%. No entanto, ele não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis.

A colocação do anel vaginal é simples e pode ser feita em casa. Para isso, deve esperar que chegue o primeiro dia da menstruação e com as mãos limpas, dobrar o anel vaginal e introduzi-lo na vagina, empurrando-o para ficar corretamente colocado.

Depois de colocado, o anel vaginal deve ser removido 3 semanas após à mesma hora, voltando-o a introduzir 1 semana depois também à mesma hora. Nesta pausa geralmente aparece a menstruação. Para o remover, é só introduzir o dedo indicador na vagina e puxar pelo anel vaginal.

O anel vaginal custa entre 43 e 62 reais, pode ser comprado em qualquer farmácia e a marca mais utilizada de anel vaginal é o Nuvaring.

O anel vaginal deve ser prescrito pelo médico ginecologista após uma consulta médica.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 06/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.