O que é a ressaca

publicidade

A ressaca é o mal-estar geral que surge no dia seguinte à ingestão exagerada de álcool devido uma sobrecarga que acontece no fígado. 

O consumo excessivo de álcool também inibe a produção do hormônio antidiurético, promovendo uma desidratação, agravando a ressaca.

Sintomas da ressaca

Os sintomas da ressaca duram cerca de 24 horas e podem ser:

  • Dor de cabeça muito forte
  • Enjôo e vômito;
  • Boca seca, muita sede;
  • Falta de apetite.

Ao identificar estes sintomas buscar auxílio para curar a ressaca, com remédios de farmácia ou remédios caseiros, sendo primordial beber bastante água para desintoxicar o fígado.

Como curar a ressaca mais rápido

Para curar a ressaca mais rapidamente é necessário beber bastante água, evitar a luz do dia e alimentar-se de forma saudável, preferindo alimentos leves e de fácil digestão como frutas e legumes cozidos.

Tomar de 3 a 4 xícaras de chá de gengibre, também ajuda porque esta planta medicinal possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e desintoxicantes sendo muito útil no combate à ressaca. Veja mais remédios que podem ajudar em: Remédio caseiro para curar a ressaca.

À longo prazo a principal consequência da ressaca é a cirrose hepática, que nada mais é do que a "destruição" do fígado, e até o momento, ela não tem cura.

Como evitar a ressaca

Existem diversas formas de evitar a ressaca, algumas dicas são:

  • Tomar carvão vegeta ativado, que compra-se nas farmácias ou drogarias;
  • Beber 1 copo de água antes de qualquer copo de bebida alcoólica;
  • Comer uma fatia de queijo sempre que consumir bebidas alcoólicas.

Ao seguir qualquer uma destas dicas, o corpo do indivíduo ganha mais tempo para metabolizar o álcool e as chances da ressaca diminuem consideravelmente.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade