O que causa a sífilis?

publicidade

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum, que entra no organismo pelo contato direto com a ferida. Esta ferida é chamada de cancro duro, não dói e quando pressionada libera um líquido transparente altamente infeccioso. Geralmente aparece no órgao sexual masculino ou feminino.

O modo de transmissão da sífilis é geralmente o contato íntimo com o indivíduo infectado, pois ela é transmissível através das secreções e fluidos do organismo. Outras formas de transmissão da sífilis são a mulher grávida para o bebê (transmissão vertical), seja através da placenta ou através do canal de parto, e partilhar agulhas para o consumo de drogas ilícitas.

Quando a bactéria entra no organismo ela penetra na corrente sanguínea e no sistema linfático, podendo levar ao comprometimento de vários órgãos internos, e se não for tratada corretamente pode afetar o sistema nervoso central causando danos irreversíveis como surdez e cegueira.

Seu tratamento é rápido e simples, bastam algumas doses de penicilina intramuscular, de acordo com o estágio clínico da doença.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade